Menu

Decoração

Atualizado em 14 de maio de 2012, às 20:35 por Isah Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Topiaria: como fazer, dicas, fotos

Aprenda sobre a técnica de jardinagem que permite enobrecer o paisagismo com a esculturas ornamentais, feitas através das podas.
445507 Topiaria como fazer dicas fotos 7 Topiaria: como fazer, dicas, fotosA topiaria permite transformar o jardim numa verdadeira obra de arte.

Os jardins nem sempre seguem uma proposta básica de paisagismo, na verdade existem projetos que procuram inovar e deixam o visual dos ambientes um tanto que exótico e diferente. A arte de cortar as plantas com formatos diferentes e criativos se chama Topiaria.

Graças as suas técnicas, a topiaria permite criar verdadeiros cenários ornamentados no jardim através das podas de árvores e plantas. A composição elaborada pode ser tanto simples como também sofisticada, atingindo o glamour de um jardim de palácio.

Quando bem feita, a topiaria é capaz de criar efeitos incríveis na decoração, valorizando os formatos de animais, casas, figuras geométricas, pessoas, entre outras. A ornamentação também é usada de uma maneira que não chega a se tão artística, mas que ajuda a definir um formato mais harmônico para cada árvore ou planta através das podas.

O projeto paisagístico que inclui a topiaria transforma o jardim em um ambiente mais charmoso, moderno e sofisticado. No entanto, é essencial tomar cuidado com a manutenção para que o verde seja preservado por mais tempo e possa assim embelezar a área.

Saiba mais: Decoração de jardim externo

Dicas de topiaria

445507 Topiaria como fazer dicas fotos 12 Topiaria: como fazer, dicas, fotosAs árvores do jardim receberam podas para adquirir formatos ornamentais.

Para conseguir os resultados esperados, o morador deve contratar um paisagista para trabalhar no visual do jardim. Este profissional tem conhecimentos necessários para determinar os melhores cortes, as plantas mais apropriadas para o cultivo no local e a valorização do estilo.

Os arbustos e as trepadeiras são os tipos de plantas mais usados na topiaria, permitindo desta forma que o jardim se transforme numa verdadeira obra de arte. A construção de esculturas para completar a beleza natural do ambiente é realizada em murtas, buxinhos, azaleia, podocarpo, teixo, cipreste e pitósporo. Estas espécies são eficientes para a montagem do jardim ornamental porque apresentam firmeza e resistência, além de tolerar as podas frequentes.

Como fazer topiaria?

Para fazer um bom trabalho de topiaria, é necessário realizar um curso específico, ter conhecimentos sobre paisagismo e habilidades manuais. Esta técnica de moldar as plantas necessita de armações, estaquia de condução e tesoura apropriada para poda.

Tanto o cultivo como o corte especial da planta necessita de alguns cuidados, principalmente para não comprometer a beleza do paisagismo. O profissional que vai realizar o projeto deve ter paciência para fazer o acabamento do jardim, conhecer as técnicas de topiaria para montar cada escultura e levar em conta a exposição de cada planta aos agentes do clima. Por exemplo,quando a luz do sol incide direto numa parte da planta, ela pode apresentar falhas e ter a vitalidade prejudicada.

Veja também: Decoração de jardim com pedras

Fotos de topiaria