Você está em: MundoDasTribos > Hypes > Brasil > Titulo de Eleitor – Título Eleitoral

Titulo de Eleitor – Título Eleitoral

Por Isah

O título eleitoral é um documento capaz de simbolizar a cidadania de uma pessoa dentro da sociedade, através dele se torna possível participar da política e escolher os governantes da cidade, estado ou país. A Justiça eleitoral é responsável pela emissão do documento, que deve constar os seguintes dados: nome completo, data de nascimento, número da inscrição, zona e secção eleitoral.

No Brasil, onde o voto é obrigatório, se torna fundamental possuir o título de eleitor para participar de concursos públicos ou abrir contas bancárias. A partir dos 16 anos já é possível tirar o documento no cartório eleitoral da sua cidade, basta apresentar o RG e um comprovante de residência.

Quando o indivíduo apresenta idade acima de 18 anos e ainda não possui titulo eleitoral, ele também será impedido de tirar o CPF e passaporte. Caso o eleitor precise mudar de município, ele pode pedir transferência e alterar assim o local do seu voto. Em 2010 o povo brasileiro vai escolher os governantes do país, por isso não deixe de exercer seu dever como cidadão.

Recomendado para você
Brasil

ESPN Brasil Programação

Brasil

Tratamento Gratuito de Varizes

Brasil

Como saber número Pis Pasep

Brasil

Fraldas Johnson & Johnson em Promoção

Comentários
  1. Domingos disse:

    Projeto permite tirar título de eleitor pela web

    A partir do fim de agosto deste ano, os eleitores brasileiros poderão, por meio da internet, solicitar o título, pedir a transferência de domicílio e fazer a revisão de seus dados eleitorais.

    O projeto chama-se Titulo Net e é coordenado pelo Tribunal Superior Eleitoral – TSE. O primeiro Estado a receber a medida foi Rondônia, na última segunda-feira, 06. Ainda este mês São Paulo, Paraná e Distrito Federal já terão o serviço à disposição. De acrodo com o Tribunal, a Paraíba receberá o projeto na próxima semana.

    A pessoa que solicitar o titulo eleitoral via web terá que preencher um formulário virtual e depois comparecer a uma unidade de atendimento da Justiça Eleitoral portando o documento de identificação e um comprovante de residência. Assim o cidadão poderá efetivar o cadastro e retirar o título.

    Dados do ano passado divulgado pelo TSE indicam que no Brasil o número de eleitores passa dos 127 milhões.

  2. Gláucia disse:

    Perdi o meu título, e estou precisando do Nº para fazer inscrições. Como descobrir pela internet?

  3. arlene oliveira dos santos disse:

    quero muito ter o meu título eleitoral
    pois assim ajudarei minha cidade e
    meu paìs ser justo. pois existe muitas
    promessas falsas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *