Menu

Serviços

Atualizado em 27 de abril de 2011, às 6:28 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Tirar Título Eleitoral Pela Net

titulo eleitor Tirar Título Eleitoral Pela Net

O que é Titulo Net

A Justiça Eleitoral lançou mais uma iniciativa destinada a aprimorar os serviços oferecidos aos eleitores brasileiros. Desde o dia 6 de julho de 2009, o projeto Título Net permite aos cidadãos iniciarem, pela Internet, requerimentos de alistamento eleitoral, transferência de domicílio e revisão de dados cadastrais. O sistema também permite a atualização online das obrigações eleitorais.

O objetivo é modernizar e facilitar o acesso a esses serviços, tornando mais ágil o atendimento nos cartórios eleitorais, onde o processo é concluído. Espera-se, ainda, reduzir os erros de transcrição dos dados, uma vez que as mudanças serão feitas pelo próprio eleitor e conferidas por um atendente.

Depois de fazer a solicitação pela Internet, os eleitores devem comparecer às unidades de atendimento da Justiça Eleitoral, munidos da documentação exigida, para concluir os serviços pedidos e receber o título. Em caso de não comparecimento do cidadão, o requerimento será invalidado.

O TSE informa que o protocolo emitido não comprova a regularidade da inscrição ou a quitação eleitoral. O documento informa somente o número e a data da solicitação e é emitido apenas para agilizar o atendimento na unidade da Justiça Eleitoral.

Para requerer o título de eleitor ou solicitar os demais serviços do sistema Título Net, o cidadão deve acessar, abaixo, o link Novo Requerimento.

Depois de preencher todos os dados solicitados, receberá um número de protocolo e terá prazo de cinco dias corridos para comparecer a uma unidade da Justiça Eleitoral levando o número do protocolo e os documentos originais com as respectivas cópias.

Os documentos exigidos são: documento de identificação, comprovante de residência, título anterior (se for o caso), formulário de multa paga (se for o caso) e, para os cidadãos do sexo masculino, comprovante de quitação militar (obrigatório a partir de 30 de junho do ano em que completar 18 anos).

O requerimento só será concluído com o comparecimento do eleitor ao cartório no prazo de cinco dias. Passado esse prazo, sem que o cidadão compareça, o procedimento será anulado.

Também é possível que você possa criar titulo de eleitor online, inclusive vale salientar que esse procedimento tem chamado a atenção de muita gente pelo fato de que proporciona muita facilidade, e pode ser feito através do site oficial do TSE.

Para que você consiga fazer o seu requerimento é necessário que acesse o portal oficial e realize a solicitação do mesmo. Preenchendo os campos em branco com os espaços referentes as suas informações pessoais, dentro de pouco tempo você já terá acesso ao seu título de eleitor. Agora você pode requisitar o seu titulo eleitoral online com mais facilidade contando com as nossas dicas.

Através do cadastro tribunal superior eleitoral pelo serviço e projeto Título Net muitas pessoas estão sendo beneficiadas, pelo fato de não precisarem sair de casa para ir até um cartório a fim de realizar essas operações, não há segredos para que você aprenda a utilizar o serviço, até mesmo porque está tudo listado no site e exemplificado da melhor maneira possível para que você consiga com sucesso fazer o pedido de titulo.

Você também pode estar tirando as suas duvidas em um espaço direcionado especialmente as mais freqüentes, o título não é feito totalmente através da internet, mas esse é um meio criado apenas com o intuito de agilizar o processo a ser concluído, lembrando que posteriormente o individuo deverá comparecer a cartório, posto ou central de atendimento eleitorais para a retirada.

Você também pode estar fazendo as suas consultas titulo net para isso basta estar selecionando a opção “Consulta por Título” também disponível no site do TSE. Façam bom proveito dos serviços oferecidos!