Menu

Saúde

Atualizado em 10 de novembro de 2011, às 14:48 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Tipos de icterícia no bebê

Como diferenciar os tipos de ictericia.

317640 a Tipos de icterícia no bebê

A icterícia acomete mais de 80% dos recém-nascidos de todo o mundo, sendo que em alguns casos pode ser fatal.

O que é icterícia neonatal?

Dizemos que o recém-nascido está com icterícia, quando as mucosas (mucosa da boca, parte interna dos olhos) e a pele adquirem coloração amarelada pelo acúmulo de bilirrubina.

Mais de 80% dos recém nascidos são acometidos pela icterícia, sendo que sua causa pode ser de origem fisiológica (própria do organismo) ou de origem patológica (alguma doença está relacionada). Em qualquer que seja o caso, é necessário investigação de um especialista, pois com o aumento de sua concentração, poderá ocorrer depósito de bilirrubina no cérebro do bebê, algo potencialmente fatal, por ser tóxico para as células cerebrais.

Como e por que ocorre a icterícia?

O sangue, dentre diversas células e substâncias, é constituído de células vermelhas, mais conhecidas como hemácias, as quais são responsáveis pelo transporte de oxigênio aos tecidos. As hemácias possuem uma sobrevida de 120 dias e quando ultrapassam esse tempo ou quando ocorre um defeito de formação são destruídas, principalmente, pelo baço. Após a destruição, os substratos formadores, como ferro, são reabsorvidos e reaproveitados para a formação de novas hemácias, já o que não será mais utilizado, será excretado. Uma das substâncias que serão destruídas é a hemoglobina, a qual é responsável pela ligação com o oxigênio.

O processo de excreção da bilirrubina é bem complexo, por isso mencionaremos de forma sucinta o que ocorrerá posteriormente. Após a quebra da hemoglobina em bilirrubina, a mesma é capturada pelo fígado e sofrerá alguns processos até ser secretada pela bile, que se encontra armazenada na vesícula biliar. Se alguma etapa do processo de excreção estiver defeituosa ou vier a ficar afetado, ocorrerá o acúmulo da bilirrubina com posterior depósito e alteração da coloração das mucosas e da pele do recém-nascido.

Quais os tipos de icterícia?

O recém-nascido pode apresentar:

  1. Icterícia fisiológica;
  2. Icterícia patológica;
  3. Icterícia relacionada ao aleitamento materno;
  4. Icterícia do leite materno.

Como diferenciar os tipos de icterícia?

  1. Icterícia fisiológica
    1. Aparece após 48 a 72 horas o nascimento e cessa após 7 dias;
    2. Possui baixa concentração de bilirrubina;
    3. Pode ser causada por: circulação hepática diminuída, carga de bilirrubina aumentada, captação hepática de bilirrubina reduzida, conjugação diminuída e excreção diminuída.
  2. Icterícia patológica
    1. Aparece  24 horas após o nascimento;
    2. Como possui uma causa patológica (doença) envolvida, não cessa sem tratamento;
    3. Pode ser causada por: incompatibilidade sanguínea (fator Rh), anormalidades hepáticas, metabólicas ou, até mesmo infecção.
  3.  Icterícia relacionada ao aleitamento materno
    1. Surge após o décimo dia , quando ocorre o desaparecimento da icterícia fisiológica;
    2. É ocasionada pela presença da enzima beta-glucuronidase no leite materno, a qual causa maior absorção de bilirrubina intestinal, bloqueando sua excreção;
    3. Seu desaparecimento ocorre de 24 a 48 horas após a interrupção do aleitamento materno.
  4.  Icterícia do leite materno
  5. Surge após 48 a 72 horas após o nascimento;
  6. Pode ser causada pela ingestão calórica deficiente do recém-nascido, ou seja, a amamentação não está sendo adequada;
  7. Seu desaparecimento ocorre após estimular a diminuição do intervalo entre as mamadas (o ideal seria a cada 2 horas).

Como o tratamento é realizado?

De uma maneira geral, é realizado fototerapia no recém-nascido, porém é necessário que ocorra uma avaliação de um especialista para a escolha do melhor tratamento a ser instituído. Sabe-se que em casos mais graves, poderá ocorrer um tratamento mais invasivo, pelo risco de acometimento cerebral. Assim, qualquer dúvida, procure seu especialista, esta atitude pode salvar a  vida de seu filho!

317640 113314411 edefad58c82 Tipos de icterícia no bebê

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.