Bem Estar

Tipos de escadas: como escolher, dicas

Por Isah
A escada clean deixou o ambiente sofisticado e leve.

As escadas são elementos funcionais usados dentro e fora de casa. Quando integram a estrutura de um imóvel, elas estabelecem a ligação dos pavimentos e permitem que os moradores se desloquem de um lugar para o outro. Além da funcionalidade, as escadas também contribuem com uma decoração mais charmosa.

Com modelos clássicos e modernos, as escadas residenciais apresentam diferentes formatos, cores e acabamentos. Algumas peças são tão diferenciadas que chegam a assumir papel protagonista na decoração de um ambiente. A estética da escada deve ser ainda condizente com os demais elementos que compõem o espaço, demonstrando desta forma um caráter harmonioso.

Tipos de escadas

Há escadas para satisfazer todos os gostos e necessidades, mas para fazer a escolha certa, é necessário conhecer os detalhes a respeito de cada produto. Confira a seguir algumas opções classificadas de acordo com o material.

Escada residencial de madeira.

Escada de madeira
Charmosa, atemporal e resistente, a madeira é um material muito usado para a construção de escadas residenciais. Antes de iniciar a obra, os moradores devem desenvolver um projeto junto com o arquiteto para enquadrar a peça entre os pisos da casa. É também esta etapa de planejamento que se define o design e as medidas adequadas para as partes, como degraus e corrimão.

Entre as madeiras mais usadas para construir escadas, vale ressaltar o carvalho, o ipê, itaúba, peroba-rosa, entre outras espécies. Mesmo a madeira roubando atenção no projeto, ela pode ser combinada a uma armação de ferro ou alvenaria.

Escada metálica
As escadas com armação metálica aparecem com frequência no interior das casas, exibindo traços modernos e marcantes. Elas são resistentes, práticas e seguras, com a possibilidade de receber um revestimento diferenciado no corrimão, patamares, bordas, entre outras partes.

Escada de concreto
A estrutura erguida com concreto, também chamada de alvenaria, é recorrente no interior e no exterior da casa. Seu sistema construtivo está totalmente ligado a casa, sendo que em alguns casos destaca o estilo arquitetônico do lugar. O material pode ser combinado a madeira ou metal.

A escada na decoração

• As escadas retas são indicadas para ambientes mais espaçosos e conseguem reproduzir as características do estilo contemporâneo. Os traços se destacam pela leveza e discrição, deixando a área mais sofisticada.

• O formato helicoidal faz com que a escada exiba um desenho bonito na decoração da casa, principalmente se ela começar na área de convívio (sala de estar). No entanto, o efeito espiral nem sempre é seguro para crianças e idosos.

O formato espiral é elegante, mas pode oferecer perigos.
Recomendado para você
Bem Estar

Como Fazer uma Dieta Corretamente

Bem Estar

Programa Celso Portiolli Construindo Um Sonho

Bem Estar

Decolar Passagens Aéreas Promocionais 2017

Artesanato

Sachê perfumado: como fazer passo a passo

Comentários
  1. maria de lourdes da silva disse:

    eu e minha vizinha temos uma escada direto para rua que material podemos colocar nesta escada cerâmica anti derrapante mais qual e o modelo que fica melhor as vezes temos que lavar queria modelos que não escorregase

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *