Menu

Saúde

Atualizado em 3 de junho de 2013, às 14:55 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Tipos de corrimento vaginal: saiba mais

A leucorreia é uma queixa bastante comum entre as mulheres e pode ser causada por diversos fatores. Conheça os principais tipos de corrimento vaginal.

O corrimento vaginal é uma das queixas mais comuns nos consultórios de ginecologia. Esse problema pode ser originado por diversos fatores e, na maioria das vezes, o tratamento e prevenção são fáceis de serem realizados. Fique por dentro do assunto e saiba mais sobre os tipos de corrimento vaginal.

628875 O corrimento vaginal é um problema que deve ser bm investigado. Tipos de corrimento vaginal: saiba maisO corrimento vaginal é um problema que deve ser bem investigado. (Foto: divulgação)

O que é corrimento vaginal

Também chamado de leucorréia, o corrimento nada mais é do que o aumento das secreções da vagina, resultantes de uma inflamação do tecido local, que pode ser desencadeada por diversos fatores, como infecções, alterações hormonais e até mesmo a maneira de se vestir.

Tipos de leucorreia

Geralmente os sintomas que acompanham a leucorreia e as características do próprio corrimento são capazes de indicar as prováveis causas de corrimento vaginal. Confira:

  • Corrimento fisiológico

A mulher possui uma secreção natural, que vai se modificando de acordo com a fase do ciclo menstrual e pode acabar assustando algumas mulheres, que não percebem o padrão cíclico desse tipo de secreção. Normalmente antes da menstruação a secreção vaginal adquire aspecto leitoso, enquanto que no meio do ciclo é gelatinoso.

É preciso que as mulheres prestem muita atenção às características do corrimento e aos eventuais sintomas associados, a fim de identificar até aonde o aumento de secreção vaginal é normal e quando representa um problema de saúde.

  • Candidíase ou monilíase vaginal

Esse tipo de leucorreia é acompanhada de intenso prurido vaginal, que se torna o sintoma mais marcante da infecção por cândida. Esse fungo, comumente encontrado na pele, boca, estômago e intestino, pode se proliferar além da conta quando há o desequilíbrio das defesas do organismo, causando esse incômodo sintoma.

A secreção tem coloração esbranquiçada e é espessa, tipo nata de leite. No homem a infecção pode ser percebida pela presença de pequenas manchas vermelhas na glande. O tratamento é feito com antifúngicos e mudanças comportamentais.

628875 Algns tipos de corrimento vaginal podem ser resultantes de DSTs. Tipos de corrimento vaginal: saiba maisAlguns tipos de corrimento vaginal podem ser resultantes de DSTs. (Foto: divulgação)
  • Tricomoníase

A infecção pelo Trichomonas vaginalis é uma doença sexualmente transmissível (DST), cujo diagnóstico pode ser feito através do exame clínico. Os sintomas mais comuns na mulher são edema vaginal, manchas avermelhadas pela vulva, dor ao urinar, prurido local e corrimento branco-amarelado, bastante espumoso e de odor desagradável.

A infecção no homem pode cursar assintomática, e por isso é fundamental que os parceiros sejam tratados com antibióticos, independente de manifestarem ou não os sintomas.

  • Vaginose bacteriana

A vaginose é uma infecção que pode ser causada por vários tipos de bactéria. O corrimento varia de esbranquiçado a acinzentado e a característica mais marcante é o odor característico, semelhante ao de peixe podre, que piora durante as relações sexuais e após o período menstrual.

628875 É fundamental procurar auxílio médico para determinar o diagnóstico e iniciar o tratamento adequado. Tipos de corrimento vaginal: saiba maisÉ fundamental procurar auxílio médico para determinar o diagnóstico e iniciar o tratamento adequado. (Foto: divulgação)

A leucorreia é uma queixa bastante comum entre as mulheres e pode ser causada por diversos fatores. O diagnóstico é clínico, na maioria dos casos, e por isso é indispensável realizar uma visita ao médico para esclarecer as eventuais dúvidas sobre o assunto e iniciar o tratamento o mais rápido possível, especialmente nos casos em que há sinais de alerta associados ao corrimento.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.