Menu

Saúde

Atualizado em 7 de junho de 2012, às 14:01 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Tipos de câncer que mais matam no Brasil

O câncer é a segunda doença que mais mata no Brasil, sendo normalmente caracterizado pelo tratamento pesado e pela possibilidade de metástase.
461358 Tipos de câncer que mais matam no Brasil 1 Tipos de câncer que mais matam no Brasil Os casos de câncer podem ser letais, mas quando tratados no início, pode ter cura.

Pesquisas apontam que o câncer é a segunda doença que mais mata no Brasil, ficando atrás apenas dos problemas cardiovasculares. O número de pessoas que sofrem com tumores cancerígenos é maior nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina.

Outros estudos também revelam que o câncer mata mais rápido no Brasil do que em relação aos Estados Unidos, Canadá e Japão. Esta triste realidade acontece por causa da media de tempo de sobrevida dos pacientes diagnosticados com a doença.

Não existe uma pesquisa bem acabada e precisa sobre os cânceres que mais matam no Brasil, mas confira a seguir os tipos que mais ameaçam os brasileiros:

1. Câncer de pulmão: este tipo de câncer é o que mais mata no mundo, com cerca de 1,2 milhão de novos casos por ano. Normalmente causado pelo tabagismo;

461358 Tipos de câncer que mais matam no Brasil 2 Tipos de câncer que mais matam no Brasil O câncer de mama é o que mais mata mulheres no Brasil.

2. Câncer de mama: é o tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil. De acordo com pesquisas, 30 brasileiras morrem por dia em decorrência do câncer de mama. Para não sofrer com a doença, é necessário se submeter aos exames de rotina;

Leia mais: Câncer de mama – dicas de prevenção

3. Câncer de pele: considerado o tipo de câncer mais comum no Brasil, capaz de atingir homens e mulheres. Quando o tratamento não é realizado adequadamente, pode levar ao óbito;

4. Câncer de colo de útero: responsável por atingir e matar mulheres, a melhor forma de combater esta doença é por meio da prevenção. Para que este tipo de doença tenha cura, ela deve ser descoberta no início;

Saiba mais: Câncer de colo de útero sintomas

5. Câncer no colo-retal: atinge a região do intestino grosso e do reto, sendo que os sintomas (diarreia, emagrecimento, dores abdominais, prisão de ventre, etc.) costumam aparecer quando a doença já está bem evoluída;

6. Câncer de estômago: o indivíduo que sofre com este problema apresenta sintomas como perda de peso, fadiga, desconforto abdominal e falta de fome. Quando o tratamento não é feito adequadamente, o câncer se torna letal;

7. Câncer de fígado: o tumor se desenvolve muito rápido, estando normalmente associado ao alcoolismo, Hepatite B e C. Os sinais que indicam o câncer são: inchaço, falta de apetite e pele amarelada.

A letalidade do câncer

461358 Tipos de câncer que mais matam no Brasil Tipos de câncer que mais matam no Brasil O tipo de câncer com maior incidência entre os brasileiros é o câncer de pele.

O câncer aparece como uma das doenças que mais matam no Brasil, afetando homens, mulheres e crianças. Os tumores malignos que causam a patologia podem se desenvolver em várias partes do corpo e, para combatê-los, é necessário fazer tratamentos intensivos.

A ameaça do câncer gira em torno da possibilidade de metástase, ou seja, quando as células doentes do corpo se dividem descontroladamente, atingem os vasos sanguíneos e, em consequência, outros órgãos. O câncer é letal devido à rapidez do seu crescimento e domínio sobre os tecidos do corpo.

Os tratamentos para a doença estão sendo desenvolvidos e aprimorados, mas existe a possibilidade de reaparecimento dos tumores malignos, pois nem todo o organismo tem a mesma capacidade de reagir contra o câncer. Contudo, os especialistas continuam otimistas para desenvolver uma cura definitiva.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), os cânceres mais comuns se desenvolvem no pulmão, na mama, no colo-retal, fígado e estômago. O levantamento é baseado em dados mundiais e representa quase a metade dos casos da doença que surgem anualmente.

 

Conteúdo avaliado com média:
A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.