Menu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Tipos de câncer que mais matam no Brasil

O câncer é a segunda doença que mais mata no Brasil, sendo normalmente caracterizado pelo tratamento pesado e pela possibilidade de metástase.

Quais os tipos de câncer que mais matam no Brasil? Dados mais recentes mostram que o câncer de pulmão e o câncer de mama estão entre os mais letais no território nacional, sendo responsáveis pelos óbitos de milhares de pessoas, a cada ano.

Tipos de câncer que mais matam no Brasil (Foto Ilustrativa)

Tipos de câncer que mais matam no Brasil (Foto Ilustrativa)

O número de mortes por câncer no Brasil tem crescido nos últimos anos, deixando muitas pessoas assustadas, devido à letalidade dessa doença, que pode atacar diferentes partes do corpo, trazendo sérios prejuízos para a saúde.

Melhores centros brasileiros de tratamento de câncer

Tipos de câncer que mais matam no Brasil

O cigarro é o principal causador do câncer de pulmão (Foto Ilustrativa)

O cigarro é o principal causador do câncer de pulmão (Foto Ilustrativa)

De acordo com especialistas, o crescimento da quantidade de mortes causadas por câncer no país se deve principalmente à falta de prevenção e às falhas no tratamento da doença. Algumas versões da doença atingem mais aos homens, enquanto nas mulheres, o tipo de câncer que mais mata pode ser diferente.

De maneira geral, alguns dos tipos de câncer mais letais no Brasil, de acordo com os dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), são:

– Câncer de pulmão: câncer que mais mata no mundo, também acomete muitas pessoas no Brasil. A maioria dos casos (80%) está ligada ao tabagismo.

– Câncer de mama: é o câncer que mais mata mulheres no Brasil, mas há grandes chances de cura, se descoberto precocemente (daí a importância dos exames de rotina).

– Câncer de colo de útero: causado pelo HPV, geralmente é adquirido via contato sexual. O exame de papanicolau é uma importante forma de descobrir o tumor.

– Câncer de próstata: além da idade, a alimentação rica em gordura e a obesidade são importantes fatores de risco. O exame de toque é a melhor forma de descobrir a doença.

– Câncer de pâncreas: mais comum depois dos 60 anos, está relacionado ao consumo de álcool, cigarro e dieta rica em gordura.

Uma alimentação desregrada também pode contribuir bastante para o surgimento de vários tipos de câncer (Foto Ilustrativa)

Uma alimentação desregrada também pode contribuir bastante para o surgimento de vários tipos de câncer (Foto Ilustrativa)

Câncer de colo de útero sintomas

– Câncer no colo-retal: atinge a região do intestino grosso e do reto, e está associado, normalmente, a fatores genéticos e idade.

– Câncer de estômago: o contato com a bactéria Helicobacter pylori, presente na água potável e nos alimentos, é o principal fator de risco.

– Câncer de fígado: o tumor se desenvolve muito rápido, estando normalmente associado à cirrose hepática, Hepatite B e C.

– Câncer na cavidade oral e boca: o consumo excessivo de álcool e a exposição exagerada ao cigarro são os principais causadores.

– Leucemia: doença maligna originada na medula óssea, ela acomete os glóbulos brancos, que começam a se reproduzir de forma descontrolada.

Mais sobre o câncer

Quando descoberto precocemente, há boas chances de cura para o câncer (Foto Ilustrativa)

Quando descoberto precocemente, há boas chances de cura para o câncer (Foto Ilustrativa)

Conheça os sinais do câncer infantil

O que é o câncer? O câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças, que apresentam em comum o crescimento desordenado de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo se espalhar (metástase) para outras regiões do corpo.

As causas são as mais variadas possíveis (genética, alimentação ruim, exposição excessiva ao sol, etc), e os tratamentos dependem do tipo da doença. A melhor forma de prevenir câncer é levando uma vida mais saudável.

Convidamos você a continuar a navegar no Mundo das Tribos e ler outras publicações.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL