Menu

Sustentabilidade

Atualizado em 24 de julho de 2011, às 11:00 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Tipos de Bonsai, Fotos

Sustentabilidade é a palavra de ordem. Reaproveitar a água da chuva, por exemplo, é um modo de colocar a diante o projeto de reaproveitamento de tudo que a natureza nos oferece. Mesmo quem não tem um sistema tecnológico grandioso para fazer a captação da água da chuva, pode fazer o reaproveitamento desse bem natural em casa.

Leia mais sobre: Piso drenante: o que é, dicas

600675 Reaproveitar água da chuva em casa dicas 02 Reaproveitar água da chuva em casa: dicas Reaproveite a água da chuva (Foto: Divulgação)

Construção de sistema de reaproveitamento de água em casa

Para reaproveitar a água da chuva em casa é preciso construir um sistema para captação, filtragem e armazenamento do líquido. A captação é realizada com a instalação de um conjunto de calhas no telhado, que direcionam o líquido vindo do céu para um tanque subterrâneo ou cisterna, onde a água será armazenada.

Filtro de água para remover impurezas

Junto com esse reservatório de água da chuva, é preciso instalar um filtro para retirada de impurezas, como folhas e outros detritos, e uma bomba, para levar o líquido a uma caixa d’água elevada separada da caixa de água potável. A água da chuva não é própria para beber, tomar banho ou cozinhar, mas existem muitas possibilidades de uso para esse líquido.

Água da chuva pode ser usada para regar plantas e limpar a casa

Reaproveite a água da chuva para regar canteiros e jardins, fazer limpeza da casa e até lavar os carros (gastos que representam cerca de 50% do consumo de água nas cidades brasileiras). A água da chuva também pode ser a descarga de banheiros e serve para lavar as roupas. Para isso, no entanto, é necessário mudar as tubulações que já existem na sua casa e construir um sistema paralelo ao da água potável abastece as torneiras.

Saiba mais sobre: Modelos de torneira que economizam água

600675 Reaproveitar água da chuva em casa dicas 01 Reaproveitar água da chuva em casa: dicas A água da chuva pode ser muito útil (Foto: Divulgação)

Empresa que oferece sistemas de reaproveitamento de água

Algumas companhias, como a catarinense BellaCalha (www.acquasave.com.br), vendem sistemas completos de aproveitamento de água de chuva que podem ser usados facilmente nas residências. Os itens podem ser instalados em casas e prédios já construídos ou ainda em obras. Para os edifícios prontos, o reaproveitamento da água da chuva será para as áreas comuns, já que o custo de criar uma rede paralela para cada apartamento torna a empreitada inviável pelo preço final.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL