Você está em: MundoDasTribos > Tecnologia > Tim Cook , sucessor de Steve Job: conheça mais de sua história

Tim Cook , sucessor de Steve Job: conheça mais de sua história

Nos últimos tempos, todos aqueles que se ligam em tecnologia e acima de tudo são applemaníacos estão prestando atenção nos próximos passos da companhia. O afastamento de seu fundador e símbolo, Steve Jobs da presidência, anunciada no dia 24 de agosto, gerou muitas expectativas em torno daquela que atualmente é a maior empresa de tecnologia do mundo e com isso fez com que todos prestassem atenção àquele que assumiu o comando.

O sucessor de Jobs, Tim Cook não é exatamente um nome novo para quem presta atenção nos rumos da Apple. Cook era o vice-presidente operacional da empresa e já vinha assumindo o comando durante os períodos de licença médica de seu fundador, além de ter um papel fundamental nos bastidores, porém com o afastamento definitivo o nome ganhou força e importância.

Quem é Tim Cook?

O novo presidente da Apple, Timothy D. “Tim” Cook tem 50 anos, e é natural do Alabama. Formou-se em engenharia industrial pela Universidade de Auburn, além de do título de MBA pela Universidade de Duke. Sua personalidade é descrita por quem trabalha ao seu lado como sendo simples e cordial. Em comparação com Steve Jobs, feita pelo G1 seu estilo é mais discreto, trabalhando quase na obscuridade durante anos e muito longe de ter um perfil de showman que o seu mentor.

Em compensação os contrapontos são ressaltados pelo Uol mediante outro comparativo feito pelo New York Times: enquanto Jobs é “obcecado por cada detalhe dos produtos Apple”, Cook é obcecado com todas as minúcias de pouco glamour das operações da Apple”, uma junção que se mostrou fundamental em tempos de crise.

Ainda de acordo com informações colhidas pelo UOL seu currículo anterior inclui trabalhos na IBM e na Compaq, de onde saiu justamente para trabalhar com Jobs. Seu trabalho na Apple veio em 1998, quando a companhia estava em maus lençóis e prestes a falir. Sua função incialmente era supervisionar a produção de computadores da empresa e desde 2007 ocupa o posto de Chief Operating Officer (COO – Chefe de Operações).

Segundo informações publicadas no portal G1, isso significa que Tim Cook é o responsável pelas vendas e operações mundiais da empresa com funções como gerenciamento da cadeia de produtos, atividades de venda e suporte ao consumidor em diversos países. Entre suas atribuições também há a liderança na divisão Macintosh e desenvolvimento de estratégia para revendedores e varejistas.

O futuro da Apple:

Embora o afastamento de Steve Jobs do comando tenha sido encarado como surpresa mesmo diante de seu estado de saúde, o nome de Tim Cook foi bem recebido por investidores, embora também tenha suscitado muitas dúvidas. O fato de ser um nome relativamente familiar dentro da companhia causou alguma tranquilidade, porém as preocupações ficam por conta de possíveis mudanças.

Segundo matéria publicada no G1, o novo presidente operacional da Apple assegurou que nada mudará em sua gestão, em uma tentativa de tranquilizar profissionais e investidores. A declaração, feita através de email afirma que a empresa continuará a ser “o lugar mágico que é”.

Recomendado para você
Tecnologia

Como criar outra conta de Hotmail

Tecnologia

Melhores antivírus para proteger Android: quais são

Serviços

Activia GVT Login

Serviços

Teste Copel Velocidade

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *