Menu

Decoração

Atualizado em 21 de dezembro de 2012, às 11:57 por Isah Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Tijolos no piso: fotos, dicas

Os tijolos requeimados ou de demolição podem ser usados para revestir o piso. Veja a seguir algumas dicas e fotos.

Os tijolos normalmente são usados para construir estruturas verticais, assegurando resistência e durabilidade ao imóvel de alvenaria. No entanto, os blocos podem assumir outras finalidades nas áreas de construção e decoração, como é o caso do revestimento horizontal.

557136 Tijolos no piso fotos dicas 2 Tijolos no piso: fotos, dicasTijolos decoram o chão com bom gosto. (Foto:Divulgação)

Tijolos para revestir o chão

Os tijolos podem ser instalados no piso, favorecendo assim a atmosfera rústica de um determinado ambiente. Dependendo do modelo das peças e da forma como elas são combinadas, é possível criar um acabamento semelhante àqueles em casas rurais.

Os pisos revestidos com tijolos não aparecem apenas como uma exclusividade das casas de sítio, fazenda ou chácara. Este tipo de acabamento está sendo cada vez mais usado em residências urbanas e contemporâneas, tudo para aumentar a sensação de acolhimento dos moradores.

Além de trazer a tona um efeito rudimentar, os tijolos no piso também são capazes de fazer uma viagem no tempo, ao passo que resgatam o jeito antigo e simples de revestir os espaços.

Saiba mais: Sugestões de decoração interna com tijolos

557136 Tijolos no piso fotos dicas 8 Tijolos no piso: fotos, dicasOs tijolos representam uma opção rústica para decorar a casa. (Foto:Divulgação)

Dicas para usar tijolos no piso

O acabamento do chão com tijolos é uma tendência que tem feito sucesso na área de decoração, principalmente entre as pessoas que desejam fugir do óbvio. A proposta segue a linha de ‘tijolos aparentes’, que também está sendo adotada na decoração de paredes residenciais.

Não é qualquer tipo de tijolo que pode ser instalado no piso da casa, a escolha precisa ser cautelosa, levando em conta a funcionalidade e a estética. Os tijolos mais apropriados para revestir o chão são chamados de requeimados.

557136 Tijolos no piso fotos dicas 9 Tijolos no piso: fotos, dicasUm ambiente com estilo clássico e chão revestido com tijolos. (Foto:Divulgação)

Os tijolos que recebem o nome de requeimados porque foram queimados mais uma vez durante a fabricação. As peças são levadas ao forno  em uma segunda etapa para se tornarem mais resistentes, duradouras e menos absorventes.

Além dos tijolos requeimados, os blocos de demolição também são usados para revestir a superfície horizontal. Contudo, nos dois casos, é importante contar com uma camada protetora para evitar o desgaste causado pela umidade. Na hora da aplicação, os profissionais especializados costumam usar resinas acrílicas de base solvente para que o acabamento com tijolos no chão se torne mais durável.

Antes de escolher o produto que vai auxiliar na aplicação dos tijolos no piso, é importante buscar uma ajuda técnica para que o trabalho seja bem executado. Diferentes resinas costumam ser usadas e, dependendo da porosidade, a substância precisará ser pulverizada várias vezes até chegar a um bom resultado.

Veja também: Decoração de interiores com tijolos aparentes

Fotos de tijolos no piso

Veja a seguir fotos de pisos revestidos com tijolos: