Menu

Decoração

Atualizado em 19 de julho de 2011, às 15:20
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Texturas em Parede

A decoração de uma casa vai de um simples objeto exposto à cor da parede escolhida. Para fazermos a decoração ideal de um cômodo deve-se primeiro decidir qual clima de ambiente deseja-se criar e com isso escolher quais móveis, objetos de decoração, pisos e cores de parede utilizar. Muitas pessoas optam em usar as texturas nas paredes, geralmente, dependendo da textura, é apenas utilizada na parede principal do cômodo. Existem diversas texturas de parede, como dito anteriormente, o ideal é primeiro decidir qual o melhor clima e se a textura adéqua-se ao tipo de cômodo. As texturas precisam de uma certa habilidade para serem feitas, normalmente podem ser feitas por pintores, mas você que deseja fazer por si próprio preparamos algumas dicas de como fazer uma textura para parede.

Primeiramente você deve preparar a parede limpando previamente a superfície lixando com lixa ferro 100 a 180, é essencial que você elimine todas as partes soltas, cascas de tintas velhas etc. Tire as manchas gordurosas (lavando com água e sabão ou detergente). Retire o mofo (limpe com solução de 1:1 de água sanitária e água). Molhe constantemente com a solução por um período de 6 horas, e enxagüe bem com água limpa e por fim limpe bem a poeira e deixe secar. Dilua a Seladora em 5 a 15% de água, a diluição depende da situação da parede, quanto mais rústica menor a diluição. Utilizando do rolo lã de carneiro ou espuma, aplique a Seladora a partir de movimentos verticais, é aconselhável que se comece no canto da parede, do teto para baixo. Após um período de 2 a 8 horas (tempo de cura), verifique se a superfície está plenamente seca, só comece a aplicação do revestimento após sua efetiva secagem. A Seladora prepara a parede, remove impurezas e facilita o manuseio da ferramenta para aplicar a Textura.

Degradê de Tons Mostarda
Você vai precisar de 2 rastelos, rolo de espuma, selador acrílico Terracor, terracal 816 da Terracor (reagente terracal 816 e massa terracal) e trincha Tigre 571 2 ½.
Aplique uma demão de selador acrílico com o rolo, sempre com movimentos na mesma direção. Espere 2 horas para a secagem e perceba que este passo é importante para preparar a parede. Cubra a superfície com a massa terracal, utilizando o rastelo em movimento aleatórios em todos os sentidos. Espere 24 horas para a secagem.
Agora  é só pintar a massa com o reagente, usando o rastelo em movimentos gestuais e longos. Note que o reagente clareia um pouco depois de seco e a secagem final ocorre em duas horas.

textura1 Texturas em Parede

Textura com Grafitado Rústico
Você vai precisar de um rolo espuma ou lã de carneiro, seladora Primer Fundo, Desempenadeira de Aço Lisa e Desempenadeira PVC para Grafiato, bandejas para diluição dos produtos, pano limpo e Lixas.
Aplique uma demão da Seladora com o rolo de Espuma ou Lã. Espere de 2 a 8 horas seu tempo de secagem para dar início a aplicação do Revestimento Grafiato. Com a desempenadeira de aço lisa, aplique uma faixa na vertical. Trabalhe sempre o m2 para evitar que a massa seque antes de criar o efeito. Desempene a massa afim de que os grãos minerais estejam aparecendo sobre a superfície. Agora é só deslizar a desempenadeira de PVC com movimentos de cima para baixo, criando o efeito riscado e quanto mais executar o movimento, mais riscos terá sobre a superfície.

textura2 Texturas em Parede

Efeito de Círculos Frisados
Você vai precisar de Desempenadeira de Aço Lisa, espátula plástica 20 Lisa, espátula plástica 12 dente P, rolo de Lã Master com Cabo, bandeja grande, lixadeira, folha de Lixa para alvenaria grão 220, massa para textura Lisa, tinta Acrílica Fosca na cor escolhida.
Use a espátula plástica 20 para estender a textura na parede, em áreas não superiores a 2m2. Deixe uma camada bem homogênea. Passe a desempenadeira de aço lisa no sentido vertical, deixando uma camada plana e uniforme, com pelo menos 2 mm de espessura. Com a espátula 12 dente P, faça movimentos circulares amplos,sempre de cima para baixo. Use a sua imaginação para fazer os círculos grandes ou pequenos, sempre sobrepostos. Para que a ranhura fique bem lisinha, deite mais a espátula.

textura3 Texturas em Parede

Estas são apenas algumas idéias para texturas em paredes, existem outras como efeito bambu, efeito cruzado, efeito listras, efeito casca de árvore, efeito rachura abstrata e muito mais. Clicando aqui você verifica diversos texturas que podem ser criadas e o passo a passo.