Menu

Decoração

Atualizado em 11 de setembro de 2009, às 10:17 por Isah Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Textura de paredes – como fazer

texturadeparedes comofazer Textura de paredes   como fazer

A textura de paredes já se tornou moda na área de decoração, sendo usada para deixar os ambientes elegantes e originais. A técnica para texturizar requer o uso de alguns materiais além da tinta, trabalhando com cores e efeitos que personalizam as paredes de forma única. As paredes são partes importante na decoração de um ambiente, qualquer detalhe nelas pode significar uma bela mudança na decoração total do ambiente.

Modificar a textura pode ser uma ótima opção para as paredes que apresentam danos ou imperfeições na aparência, por isso contrate um profissional na área ou aprenda as técnicas para realizar esse trabalho decorativo. As ferramentas para texturizar são encontradas em lojas de construção e proporcionam efeitos diversificados. Alguns lugares oferecem cursos rápidos que ensinam essa arte.

Textura de paredes: dicas para fazer esse tipo de decoração

A textura decorativa valoriza o efeito das rebarbas, combinando a aplicação de massas as cores das tintas. Uma parede com textura aplicada pode ser um grande diferencial para a sua decoração sem representar um gasto excessivo, se você mesmo aplicar, atente-se às dicas, compre os materiais necessários e esse pode ser um excelente programa para um final de semana. Entre os materiais que poderão ser usados, aparecem: rolo de lã, bloco de espuma, folha de lixa, espátula plástica (lisa ou com dente) e gel envelhecedor. Fique atento na hora de executar os movimentos, esse costuma ser o segredo para a aplicação da massa. Se você é detalhista, paciente e criativo seu resultado será ainda mais satisfatório, você pode também contar com a ajuda de algum amigo ou familiar que tenham essas características para auxiliar você nessa tarefa. A aplicação não é difícil, mas exige dedicação e capricho.

30397 Textura como fazer5 Textura de paredes   como fazer

Existem diversos tipos de texturas diferentes e para cada uma delas existe um procedimento diferente, para todas elas a diferença está na maneira de aplicar a massa. As texturas criam as mais diversas aparências: aço escovado, madeira, jeans, mármore, camurça, tecido de linho, efeito bambu, círculos frisados, grafitado rústico, fibra natural, ranhura natural etc. Além disso elas podem ser na cor que você escolher. Siga o passo a passo e inove a decoração da sua casa.

Textura de paredes: passo a passo

1. Lixe e escove a superfície
2. Aplique a massa de textura, fazendo movimentos alternados com a espátula para promover o efeito desejado
3. Após a secagem, passe uma lixeira com leveza e não deixe resíduos de pó na superfície
4. Passe tinta acrílica fosca com um rolo de lã
5. Para finalizar o trabalho, aplique o gel envelhecedor.

No site da Suvinil você encontra vídeos para usar os seus produtos e fazer uma textura com altíssima qualidade.

Veja abaixo algumas fotos das texturas mais utilizadas para decoração de ambientes.