Menu
Você está em: MundoDasTribos > Testes de gravidez – Conheça os mais indicados

Existem vários exames para se detectar a gravidez. Entre eles, o exame de sangue e os testes vendidos em farmácia são os mais indicados.

Os testes de gravidez de farmácia são os mais usados

Sintomas como menstruação atrasada, náuseas e vômitos frequentes, desejos e aversões alimentares, urina frequente, seios inchados e doloridos, cansaço e variações frequentes de humor, podem ser indicativos de que a mulher está grávida. Logo que aparecem sinais como esses, as mulheres costumam realizar alguns testes de gravidez, principalmente alguns métodos caseiros, que nem sempre são os mais indicados.

Mesmo com o grande desenvolvimento tecnológico, muitas mulheres ainda continuam a usar simpatias ou testes caseiros bem antigos para descobrir se estão grávidas, como ferver a urina ou misturar a urina com cloro. O problema é que estes métodos não são nada confiáveis e podem criar falsas expectativas na família.

Esse tipo de teste tem mais de 90% de precisão

Uma boa alternativa, muito usada hoje em dia, são os testes de gravidez sem prescrição médica, encontrados em qualquer farmácia da cidade ou mesmo na internet. Além de baratos e fáceis de usar, eles mostram o resultado quase que instantaneamente, e, de acordo com especialistas, podem ter uma precisão entre 90% a 95%, desde que as instruções de uso sejam seguidas com cuidado.

Por outro lado, existe a possibilidade de acontecer um resultado falso positivo, que aponta a gravidez mesmo que a mulher não esteja grávida, ou um falso negativo, quando o resultado não aponta a gravidez, mas a mulher está grávida. O uso de remédios para aumentar a fertilidade e a realização do teste muito próximo do atraso da menstruação podem ser os culpados destes casos. Quando o resultado dá negativo, é costume repeti-lo uma semana depois do primeiro, se a menstruação efetivamente continuar atrasada.

Como funcionam os testes de farmácia

Basicamente, os testes de gravidez encontrados nas farmácias servem para detectar a presença do hCG (sigla para gonadotrofina coriônica humana) na urina da mulher. Tal hormônio é secretado pela placenta, logo após a fecundação e por isso é encontrado em concentração elevada tanto na urina quanto no sangue das grávidas.

Alguns dos testes mais vendidos são o GravTest, Clearblue, Confirme, Breeze 2 e Baby Sure, entre outros. Os preços são bastante variáveis, indo de valores inferiores a R$ 10,00 a produtos que custam mais de R$ 50,00.

Procurando o médico

O exame de sangue é um dos mais indicados para detectar a gravidez

Outra forma de se diagnosticar a gravidez é procurando um ginecologista de confiança. Ele poderá pedir exame de sangue para a detecção do hCG, que é talvez o mais indicado para detectar a gravidez, já que os níveis do hormônio são maiores na corrente sanguínea, além de outros testes laboratoriais. O exame de ultrassom também pode servir para diagnosticar a gravidez, mas tem importância secundária em relação aos testes laboratoriais.

Não se esqueça de que, o quanto antes a gravidez for descoberta e os cuidados básicos iniciados, as chances de passar um período de gestação bastante tranquilo são muito maiores.


RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL