Menu

Serviços

Atualizado em 5 de dezembro de 2011, às 7:00 por Carol Vergel ()
Você está em: MundoDasTribos > Teste de velocidade Speedy grátis

Em 2012, as empresas de internet serão obrigadas a garantirem ao menos 60% da velocidade de internet contratada.
342872 kit speedy Teste de velocidade Speedy grátisAlguns clientes testam o serviço Speedy por meio de sites (Foto: Divulgação)

Os medidores de velocidade e taxa de download de planos de internet são muito utilizados, principalmente para atestar se a velocidade vendida no plano é compatível com o serviço que você recebe. Os provedores de internet têm obrigação de fornecer ao menos 10% da velocidade contratada pelo cliente. Porém, em 2012, o contrato de prestação de serviço das operadores que trabalham com esse serviço terá uma cláusula que determinará que as empresas terão que assegurar ao menos 60% da velocidade contratada.

Um dos planos de internet mais comercializados no Brasil é o da Telefônica. Para saber se o Speedy está lhe oferecendo a velocidade contratada, você pode utilizar vários sites que fornecem esse serviço gratuitamente. Um desses sites é o RJNET, que permite a realização de medição da velocidade online. Para saber a velocidade da sua internet basta clicar no botão iniciar o teste. Para que o teste seja mais preciso é necessário interromper qualquer transferência de dados.

Por meio do link http://www.testesuavelocidade.com.br/ também é possível realizar um teste de velocidade do seu Speedy. O portal lhe informará a sua capacidade de download e upload de acordo com a sua conexão de internet. Para começar o teste é necessário clicar em iniciar teste. Dentro de segundos você saberá como está o desempenho do seu plano de internet.

No portal http://www.minhaconexao.com.br/ também é possível iniciar o teste de conexão, porém não é necessário dar nenhum clique, pois assim que o acesso no site é realizado você já recebe uma mensagem com as características da sua conexão de internet. O portal também  traz um link, que possibilita vincular com um site o velocímetro.

Mudanças nos planos de internet para 2014

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou novas medidas para o serviço de internet fixa e móvel. Uma das medidas aprovadas é que as empresas que tiverem ao menos 50 mil assinantes terão que fornecer, pelo menos, 60% da velocidade contratada. Esse percentual deve ser cumprido mensalmente. A tendência é que a velocidade entregue pelas empresas do segmento chegue a 80%, em 2014. Essa medida visa atender os turistas no ano da Copa do Mundo de Futebol de maneira equiparada a países como os Estados Unidos da América.

Além do aumento de velocidade mínima exigida para planos de internet, as empresas precisarão ofertar para os clientes software para medição de velocidade. Pois o cliente terá o direito de reclamar de acordo com a medição realizada por esses softwares. As empresas que não cumprirem as determinações da Anatel poderão ser multadas em até 25 milhões.