Menu

Saúde

Atualizado em 13 de março de 2012, às 21:05 por Élida Santos
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Terçol: sintomas, como tratar

Vermelhidão, ardência e inchaço nos olhos, podem ser um sinal de terçol, que também é conhecido como viuvinha, dordolho e hordéolo.
408916 Cuidados com o Ter%C3%A7ol Terçol: sintomas, como tratarO terçol geralmente atinge a região dos olhos (Foto: Divulgação)

Conhecido popularmente como viuvinha e dordolho, o terçol ou hordéolo é uma inflamação que geralmente atinge as pálpebras ou o folículo piloso do cílio. A doença, que não é contagiosa, não oferece risco a visão. O mal é causado por uma inflamação das glândulas que ficam na margem palpebral ou no próprio folículo piloso.

O problema pode ser confundido (no começo) com uma espinha e desaparece depois de um tempo sendo tratado com compressas mornas, que auxiliam na dilatação das glândulas e fazem com que o pus seja expelido. As compressas geladas são indicadas para diminuir a vermelhidão e o inchaço do rosto ou da região dos olhos quando está com o terçol.

408916 n71ljb large e1285384818439 Terçol: sintomas, como tratarNão remover a maquiagem pode causar terçol (Foto: Divulgação)

Se o tratamento com as compressas não for bem sucedido dentro de uma ou duas semanas, será necessário efetuar uma intervenção cirúrgica. Isso acontece porque o hordéolo endurece e transforma-se em calázio e para removê-lo será necessário efetuar uma pequena cirurgia.

Olhos vermelhos, com ardência e um inchaço, pode ser um sinal do terçol. Assim que desconfiar do problema procure um médico, já que um terçol que não é tratado da maneira correta pode causar uma celulite. Isso mesmo, uma celulite nos olhos, só que essa é fruto de uma infecção do tecido da pálpebra e tem aparência diferente daquela que é o terror das mulheres.

408916 Tercol Terçol: sintomas, como tratarNão passe as mãos nos olhos (Foto: Divulgação)

Furar ou espremer o terçol não é indicado, já que essa atitude pode agravar a lesão. O dordolho não é uma espinha que pode ser removida com um apertão (dependendo do estado). Caso isso seja feito, o machucado pode evoluir para uma infecção que exigirá a ingestão de antibióticos ou um tratamento mais extenso.

O terçol pode atingir pessoas de qualquer idade, mas os adolescentes ficam mais sujeito ao problema devido as alterações hormonais. A maquiagem na região da pálpebra sem uma limpeza adequada também pode causar a doença, assim como o excesso de secreção, que aumenta a oleosidade da região. Porém, as bactérias são as grandes vilãs da história. Por isso, evite por as mãos nos olhos e as mantenham lavadas.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.