Menu

Educação

Atualizado em 23 de outubro de 2012, às 15:37 por Carol Vergel ()
Você está em: MundoDasTribos > Temas que mais caem nos vestibulares

Saiba o que estudar para os principais vestibulares do Brasil, considerando as disciplinas ensinadas no Ensino Médio.

O vestibular é uma prova decisiva, pois carrega a responsabilidade de direcionar o destino profissional do estudante. O conteúdo cobrado nesta prova é, basicamente, tudo aquilo que foi ensinado no Ensino Médio, mas nem sempre os candidatos conseguem superar a concorrência e garantir a classificação.

531153 Temas que mais caem nos vestibulares 1 Temas que mais caem nos vestibularesÉ importante elaborar um plano de estudo para se dar bem no vestibular.(Foto:Divulgação)

Preparo para o vestibular

A tarefa de passar no vestibular se torna ainda mais complicada quando o curso é muito disputado, como é o caso de Medicina. Tanto as vagas para instituições particulares como para as públicas são muito concorridas, por isso o grau de dificuldade é grande.

Não é só a faculdade de medicina que dificulta a vida do vestibulando, outros cursos de graduação também exigem uma boa nota no vestibular para conseguir ingressar no ensino superior. Nas grandes universidades públicas, como USP, UNESP e Unicamp, os candidatos precisam estar preparados para duas fases complexas que integram o processo seletivo.

Para obter o preparo necessário e se dar bem no vestibular, o estudante precisa se empenhar nos estudos. Fazer um cursinho após concluir o Ensino Médio é uma atitude válida para quem pretende ingressar em uma graduação com grande concorrência. Também existe a possibilidade de estudar sozinho em casa, mas para isso é necessário ter disciplina e conhecer os temas que mais caem nos vestibulares.

531153 Temas que mais caem nos vestibulares Temas que mais caem nos vestibularesOs professores recomendam começar a resolver a prova pelas questões mais simples. (Foto:Divulgação)

Na hora de fazer a prova do vestibular, os professores recomendam primeiramente resolver as questões mais simples para não atrasar a resolução de toda a prova. Quando o vestibulando começa pelas questões mais difíceis e complexas, ele pode ficar cansado e cometer erros bobos.

Saiba mais: Dicas de como estudar e passar no vestibular

Temas mais cobrados nos vestibulares

Cada vestibular tem um conteúdo diferente, mas existem alguns assuntos que são sempre retomados nas provas. Veja a seguir os temas que mais caem nos processos seletivos para ingressar no Ensino Superior, de acordo com as disciplinas.

Matemática
Porcentagens, Aritmética, Matrizes, Determinantes, Trigonometria, Probabilidade, Análise Combinatória, Geometria Analítica, Geometria Plana e Geometria do Espaço.

Língua Portuguesa
Análise e interpretação de texto, Coerência e Coesão, Intertextualidade, Ambiguidade, Correlação Verbal, Modo imperativo e Estilística.

Literatura
Machado de Assis, Guimarães Rosa, romantismo, realismo e modernismo.

Físicas
Dinâmica, Trabalho e Energia, Hidrostática, Termodinâmica, Óptica, Eletrodinâmica, Formação de Onda e Força e campo elétrico e magnético.

Biologia
Fluxos de energia e ciclo de matéria da cadeia alimentar, Relações Ecológicas, Núcleo e membrana celular, Fermentação, respiração aeróbia e fotossíntese, Ciclos reprodutivos vegetais, Herança dos grupos sanguíneos, Fisiologia animal, Teorias evolucionistas, Biotecnologia e Zoologia.

Geografia
Globalização, Biocombustível, Fuso Horário, Amazônia Brasileira, Problemas Ambientais, potências emergentes, envelhecimento da população.

531153 Temas que mais caem nos vestibulares 2 Temas que mais caem nos vestibularesTemas relacionados as principais disciplinas do Ensino Médio são cobrados. (Foto:Divulgação)

Química
Substâncias puras e misturas, ligações químicas, cálculo estequiométrico, soluções, termoquímica, gases, cinética química, equilíbrio químico, eletroquímica e orgânica.

História
Guerra Fria, Movimentos revolucionários populares, Movimentos sociais no Brasil, Ditadura militar, Reforma agrária no Brasil, Transição da Idade Moderna para a Idade Contemporânea e Grande Depressão de 1929.

Inglês
Vocabulário, Conjuntivos, Present perfect, Pronomes pessoais, Expressões idiomáticas, Verbos modais, Pronomes possessivos e relativos, Voz passiva e Frases condicionais.

Veja também: Assuntos que mais caem no Enem: quais são