Menu

Decoração

Atualizado em 27 de dezembro de 2012, às 6:29
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Temas para decorar quarto de recém-nascido

O quarto do bebê adquire mais personalidade quando sua decoração é inspirada em um tema.

O quarto do recém-nascido deve ser um ambiente de conforto e tranquilidade. Para que o cômodo apresente uma decoração apropriada, é importante que os pais se preocupem com a escolha dos móveis, cores e objetos decorativos. Outro fator que influencia no visual do quarto é o tema.

557693 Temas para decorar quarto de recém nascido Temas para decorar quarto de recém nascidoQuarto decorado com o tema Safári. (Foto:Divulgação)

Decoração de quarto de recém-nascido

Antes mesmo do bebê chegar ao mundo, os pais procuram planejar o quarto de uma forma bonita, aconchegante e agradável. Algumas famílias não fogem do óbvio e investem nas cores típicas para decorar o quarto do recém-nascido: rosa para menina e azul para menino. No entanto, existem muitas formas de ser criativo quando se trata de decoração de quarto de bebê.

Buscar inspiração em um determinado tema para decorar o quarto do bebê é uma forma de colocar em prática a criatividade. Existem muitos assuntos que podem ser abordados no visual do ambiente e deixar o clima mais característico. Em todo caso, é importante que a temática escolhida seja capaz de reforçar a pureza, delicadeza e ingenuidade da criança.

Independente do tema eleito para decorar o quarto do recém-nascido, é importante adotar alguns critérios para não desvalorizar o ambiente. Por exemplo, o espaço combina com cores suaves, delicadas e claras, então é mais apropriado adaptar a temática a paleta de tons pastel. Os enfeites relacionados ao tema podem até aparecer nas paredes ou sobre os móveis, mas é importante tomar cuidado para que a estética não fique sobrecarregada.

Saiba mais: Quarto de recém-nascido: dicas para decorar

557693 Temas para decorar quarto de recém nascido 1 Temas para decorar quarto de recém nascidoQuarto decorado com o tema 'Bonecas'. (Foto:Divulgação)

O quarto do recém-nascido precisa ser tranquilo, favorecendo os momentos de sono e amamentação. Quando a decoração é feita com cores fortes e vibrantes, a criança corre o risco de ficar muito agitada e chorona. A partir dos dois anos de idade, o visual do quarto pode se tornar mais colorido e lúdico, em função do desenvolvimento intelectual da criança.

Temas para quartos de recém-nascido

A escolha do tema para o quarto do recém-nascido depende muito das preferências dos pais, pois o novo morador não tem consciência para escolher. Em todo caso, existem temas que combinam melhor com meninas, outros são mais apropriados para meninos e também há aqueles que servem para os dois, ou seja, são unissex.

Temas para quartos de meninas: Bailarina, Princesas, Casa de bonecas, Borboletas e Flores. As temáticas são normalmente mais delicadas e românticas, além do que procuram valorizar cores como rosa, branco, salmão, vermelho e lilás.

557693 Temas para decorar quarto de recém nascido 2 Temas para decorar quarto de recém nascidoQuarto decorado com o tema 'Marinheiro'. (Foto:Divulgação)

Temas para quartos de meninos: Soldadinho de Chumbo, Marinheiro, Pequeno Príncipe. As temáticas também são delicadas, mas exploram cores masculinas, como azul e verde.

Temas unissex para quarto de recém-nascido: Fundo do Mar, Safári, Coruja, Fazendinha, Vintage, Ovelhas, Anjos e Ursos. As cores neutras ou que não indicam uma identidade sexual costumam ser bastante exploradas, tal como branco, bege e amarelo.

Veja também: Como escolher o tema certo para o quarto do bebê