Tecnologias que saíram da ficção para a realidade

PUBLICIDADE

Muitos dos gadgets e recursos tecnológicos tão comuns no nosso dia a dia nasceram da imaginação fértil de escritores, roteiristas e diretores de cinema e séries de televisão. Carros voadores, relógios inteligentes, robôs, máquinas de teletransporte, óculos inteligentes, tablets e celulares, entre outros aparelhos, fizeram parte de vários livros, filmes, seriados e desenhos animados de sucesso no passado.

Óculos futurista do filme "De Volta para o Futuro 2" (Foto: Divulgação)

Muitos desses recursos ainda não ganharam as suas versões reais, mas por outro lado, vários deles já são parte do nosso cotidiano. Relembre, a seguir, algumas das tecnologias que saíram da ficção para a realidade.

Óculos inteligentes

O Google Glass é um dos vários modelos de óculos inteligentes que existem atualmente (Foto: Divulgação)

No filme “De Volta para o Futuro 2”, de 1989, vários personagens utilizavam óculos cheios de recursos eletrônicos, que podem ter servido de inspiração para que o Google e outras empresas lançassem os óculos inteligentes, como o Google Glass, que tem acesso à internet, grava vídeos, tira fotos, faz ligações e muito mais.

PUBLICIDADE

Robôs domésticos

Robô doméstico japonês foi inspirado na simpática "Rosie", da animação "Os Jetsons" (Foto: Divulgação)

O desenho “Os Jetsons”, da década de 1960, mostrava uma série de tecnologias que são muito comuns hoje em dia. Um dos destaques era o robô “Rosie”, que trabalhava como doméstica, muito parecido com os robôs lançados por uma empresa japonesa, que são capazes de executar várias tarefas domésticas.

Celular com leitor biométrico

O leitor biométrico do iPhone 5S teria sido inspirado no celular usado pelo espião mais famoso do cinema? (Foto: Divulgação)

O recém-lançado Samsung Galaxy S5 trouxe um sistema de leitura biométrica, recurso também presente no iPhone 5S. Mas em 1997, quando os celulares ainda nem eram populares, o espião James Bond já usava um celular com leitor de digitais, no filme “007 – O Amanhã Nunca Morre”.

Homem biônico

Franck, o homem biônico que está sendo criado por pesquisadores ingleses (Foto: Divulgação)

Usando 28 partes artificiais do corpo humano, uma empresa inglesa construiu “Franck”, uma espécie de homem biônico que enxerga por meio de câmeras, é capaz de ouvir e tem até com um “coração”. Ele ainda está sendo desenvolvido e foi inspirado no seriado “O Homem Biônico”, dos anos 70.

Capa de invisibilidade

O equipamento de camuflagem Quantum Stealth foi inspirado na capa de invisibilidade do Harry Potter (Foto: Divulgação)

A capa de invisibilidade do Harry Potter ganhou uma versão parecida na vida real, desenvolvida para atividades militares. O produto, conhecido como Quantum Stealth, é capaz de dobrar as ondas de luz ao redor de uma pessoa ou objeto, tornando o alvo invisível, em determinadas circunstâncias.

Comandos por voz e movimentos

Vários videogames já contam com o recurso de comandos por voz e movimento, que apareceu em diversos filmes do passado (Foto: Divulgação)

Em “De Volta para o Futuro II”, Marty McFly encontra aparelhos que reagem aos comandos de voz e videogames que detectam os movimentos dos jogadores, quando viaja para o ano de 2015. As duas tecnologias já são facilmente encontradas em games, celulares, eletrodomésticos e outros tipos de aparelhos.

Aviões controlados à distância

Os drones também foram vistos em vários filmes (Foto: Divulgação)

Conhecidos como drones, os aviões controlados à distância, muito usados em atividades militares, também já foram vistos em vários filmes e animações de épocas passadas.

PUBLICIDADE

Chamadas de vídeo

No desenho animado "Os Jetsons", da década de 1960, fazer chamadas de vídeo, ao invés de ligações telefônicas, era algo muito comum (Foto: Divulgação)

O mesmo pode ser dito dos vídeochats, oferecidos por vários smartphones e programas como Skype, FaceTime, Hangouts, etc. Nos anos 60, os personagens de “Os Jetsons” já usavam tal recurso, em substituição às ligações telefônicas convencionais.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.