Search

Técnica de Massagem Shantala – Passo a Passo Shantala

Google plus

tecnica-de-massagem-shantala-passo-a-passo-shantala

Para quem não sabe a Shantala é uma técnica de massagem para bebês que foi desenvolvida por Fréderick Leboyer, e consiste em um momento diário de afeto em mãe e bebê.

A Shantala é uma massagem milenar indiana, e surgiu em Kerala no Sul da Índia, para especificar melhor a Shantala é a massagem que a Maya fazia em seu filho na novela Caminho das Índias. A técnica surgiu quando o médico francês estava de passagem pelo país e presenciou a cena de uma mãe numa calçada pública massageando seu bebê, e, o nome da massagem é Shantala porque recebeu o nome da mulher.
A técnica hoje é bastante usada pelas mães como forma de carinho e para acalmar os seus bebês.

Passo a passo massagem Shantala:

Sente-se no chão com as costas apoiadas na parede e as pernas esticadas. Aqueça as mãos na água morna ou friccionando-as com óleo vegetal puro.

Cada movimento feito deve ser repetido de três a dez vezes. Deslize as mãos espalmadas do centro do peito do bebê para as axilas e do centro do peito para os ombros.

Depois, com as mãos em X deslize uma mão do peito para o ombro esquerdo e a outra do peito para o ombro direito.

Envolva o braço do bebê com a mão, como se formasse um bracelete, e vá do ombro em direção ao punho.

A bra a mão do bebê com os seus polegares, indo desde a palma até os dedinhos.

Deslize toda a mão do bebê pela sua mão.

Segure cada dedinho fazendo uma massagem na ponta de cada um. Repita os movimentos no braço e na mão direita.

Com as mãos em concha, escorregue a lateral externa das mãos desde a base das costelas até o quadril.

Segure as pernas do bebê para o alto e use o antebraço para deslizar da costela ao quadril do bebê.

Envolva a perna do bebê formando um bracelete e vá desde a virilha até o tornozelo, alternando as mãos.

Com as duas mãos faça um movimento de vai e vem, desde a virilha até o tornozelo, ficando um pouco mais no tornozelo para estimular a circulação.

Movimente os seus polegares do centro do pé do bebê até os dedinhos.

Deslize toda a mão pelo pé do bebê.

Segure cada dedo, começando sempre pelo polegar, e massageie a pontinha de cada um deles. Repita os movimentos com a perna e o pé direito.

Depois vire o bebê de bruços no seu colo, deixando-o perpendicular às suas pernas e com a cabeça voltada para o seu lado esquerdo, mantenha as duas mãos espalmadas e faça movimentos de vai e vem, descendo da nuca ao bumbum e depois subindo.

Mantenha a sua mão direita no bumbum do bebê e deslize a mão esquerda com o polegar aberto, da nuca ao bumbum.

Depois volte o bebê para a posição inicial, junte os dedos no centro da testa do bebê e faça um semicírculo, contornando cada olho.

Volte para o centro da testa e faça outro semicírculo, indo em direção às maçãs do rosto. Por fim, faça semicírculos, indo até o queixo.

Com os polegares, suba desde a base do nariz até o centro da testa e volte, fazendo um movimento de vai e vem.

Segure as mãos do bebê, abra seus bracinhos e depois feche, cruzando-os e alternando o braço que fica por cima. O exercício ajuda a aliviar tensões nas costas e melhora a respiração.

Cruze as perninhas do bebê em posição de lótus, com os pés sobre o joelho oposto e o outro joelho sobre o outro pé, e leve-as em direção a barriga. Alterne as perninhas.

Para finalizar de um banho de imersão, em água morna, com apenas o rostinho e os ouvidos do bebê de fora, elimina as tensões que ainda possam existir no corpo dele e retira o excesso de óleo. Segure-o por baixo e deixe-o flutuar por entre cinco e dez minutos.

Depois desse “ritual” o bebê sentira mais calma e você também, experimente fazer essa massagem, vai adorar.


Google plus


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Antes de enviar um comentário, verifique seu conteúdo. Comentários que violem os Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal mundo das Tribos e as leis em vigor poderão ser removidos pelo Portal Mundo das Tribos, sem prejuízo da adoção das medidas legais cabíveis pelo Portal.

Política de privacidade
Termos de uso e condições do site


Top