Menu

Decoração

Atualizado em 8 de agosto de 2013, às 7:03 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Tecidos para estofar um sofá: dicas

O tecido escolhido para o sofá precisa ser duradouro, resistente e reconhecer o estilo de vida dos moradores.

O sofá é o protagonista da sala de estar. Nele, as pessoas se acomodam para assistir TV, relaxar, receber as visitas ou tirar um cochilo. Além de favorecer o bem-estar e o conforto do lar, o sofá também é importante elemento da decoração.

647986 Tecidos para estofar um sofá dicas Tecidos para estofar um sofá: dicasO sofá precisa de um tecido resistente e confortável. (Foto:Divulgação)

Quando o sofá está presente há muito tempo na estética da sala, os moradores podem acabar se enjoando do modelo. O envelhecimento e o mau uso também prejudicam a atuação do móvel na decoração. Nestes casos, os moradores podem optar pela reforma.

Como escolher o tecido para estofar o sofá?

• O tecido que será usado para estofar o sofá precisa ser escolhido com muito cuidado, levando em consideração características como resistência e durabilidade.

• A escolha do material também deve levar em conta o estilo de vida dos moradores e a presença de animais de estimação ou criança na casa.

• Se o morador quiser proteger ainda mais o seu jogo de sofá reformado, ele pode encomendar o trabalho de impermeabilização de um tapeceiro.

• Os moradores clássicos devem escolher tecidos lisos (sem estampas) para estofar o sofá.

Tipos de tecido para sofá

Confira a seguir os tipos de tecidos para sofá e as indicações:

647986 Tecidos para estofar um sofá dicas 1 Tecidos para estofar um sofá: dicasSofá de courino sintético. (Foto:Divulgação)

Courino sintético: o material é fácil de limpar, por isso é indicado para casas com crianças. Outra característica favorável é o preço, bem mais em conta do que o couro legítimo. Apesar do preço e da facilidade de limpeza, o courino é desconfortável e esquenta muito com o calor.

Jeans ou brim: é um dos tecidos mais resistentes para sofás. Sua lavagem é prática e a presença de animais de estimação não é um problema.

Poliéster: o tecido não é recomendado para quem tem cães e gatos, pois desfia com facilidade. No entanto, sua limpeza é considerada bem simples.

Chenile: este tecido tem um preço intermediário (nem tão barato e nem tão caro). Garante elegância, possui um toque macio e deixa o sofá com um visual muito agradável.

O chenile realça a sensação de conforto e destaca as cores. No entanto, ele não é indicado para quem tem crianças em casa, pois a sujeira é difícil de remover.

647986 Tecidos para estofar um sofá dicas 2 Tecidos para estofar um sofá: dicasSofá revestido com chenile. (Foto:Divulgação)

Sarja peletizada: tecido macio, fácil de limpar e com boa durabilidade.

Couro: quando se trata de sofás, o couro se destaca como o tecido favorito. Este material é elegante, confortável e capaz de resistir a uma casa com animais de estimação ou crianças. O couro natural é bem caro e requer tratamento com produtos especiais.

Tecidos nobres: as pessoas que buscam sofisticação e conforto podem apostar em materiais como jacquard, seda e linho pré-encolhido para estofar o sofá. Estes tecidos possuem valores elevados, mas deixam o móvel com um visual impecável.