Menu

Decoração

Atualizado em 22 de dezembro de 2011, às 18:40 por Isah Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Tecidos para decorar paredes: como aplicar

Use os tecidos para transformar o visual das paredes e deixar o revestimento mais charmoso, moderno e aconchegante.
361347 Como decorar paredes com tecidos  Tecidos para decorar paredes: como aplicarRevestimento de parede com tecido

Os têxteis podem ser usados de diferentes maneiras na decoração, atribuindo leveza e movimento ao ambiente. O trabalho com tecidos vai muito além de vestir as janelas com cortinas ou cobrir o chão com um tapete, na verdade, essa tendência está influenciando o visual das paredes.

O revestimento com tecidos é uma novidade que tem repaginado a aparência dos ambientes internos, deixando-os mais aconchegantes e charmosos. O espaço vertical passou a ser decorado com uma camada de têxtil, deixando de lado a pintura convencional ou mesmo o papel de parede.

As pessoas estão sempre à procura de novas ideias para transformar a decoração e investir nos têxteis pode ser uma grande aposta. Os tecidos ajudam a deixar a superfície protegida e resistente, além de inserir cores em um determinado cômodo na casa. Esta proposta de mudar o visual das paredes é mais econômica do que a troca de todos os móveis.

Tecidos para revestir paredes

361347 Como decorar paredes com tecidos 1  Tecidos para decorar paredes: como aplicarUsar tecido na parede resulta em um ambiente aconchegante

Os tecidos inovam o revestimento ao passo que adicionam estampas e cores no ambiente. Para não errar nas combinações, é necessário considerar a presença de outros elementos na decoração e buscar uma harmonia entre eles. Os têxteis para decorar paredes são especiais e caracterizados pelas tramas resistentes para dar conta da cobertura.

As paredes revestidas com tecidos não são viáveis para banheiros e cozinhas, isso porque estes espaços possuem muita umidade. O trabalho com têxteis no espaço vertical acaba sendo mais indicado para ambientes que sugerem aconchego, como é o caso do quarto ou da sala de estar. A limpeza costuma ser um pouco mais complicada, mas o uso de um aspirador de pó facilita a remoção da sujeira impregnada.

O morador não precisa necessariamente revestir todas as paredes do cômodo com tecidos, ele pode escolher apenas alguns espaços para aplicar o material e conquistar resultados delicados.

Aplicando tecidos nas paredes

361347 Como decorar paredes com tecidos 2  Tecidos para decorar paredes: como aplicarTecido usado em estofados pode ser aplicado nas paredes

1. Escolha uma peça têxtil confeccionada com algodão e apropriada para revestir superfícies. Pode ser o mesmo material usado em estofados. Antes de começar a aplicação, corte o tecido nos ângulos corretos e se preocupe em deixar algumas sobras.

2. Misture a cola branca com um pouco de água até obter uma substância homogênea.

3. Suba numa escada e comece o revestimento de cima para baixo, espalhando a cola no alto da parede e fixando o tecido com uma fita crepe no teto apenas para segurar a peça.

4. Depois de fixar na parede, passe mais uma camada de cola sobre o tecido e se preocupe em deixar a cobertura bem uniforme, sem bolhas.

5. Feita a colagem inteira do tecido até o rodapé, espere a cola secar totalmente para fazer o acabamento apropriado.

6. Caso exista a necessita de recortes, use um estilete para fazer os devidos ajustes. Tenha muito cuidado para não danificar o revestimento nessa etapa, seguindo uma linha paralela a parede para cortar as sobras.

Aproveite as dicas para fazer um novo tipo de acabamento nas paredes da sua casa.

Conteúdo avaliado com média: