Menu

Decoração

Atualizado em 25 de fevereiro de 2012, às 6:05
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Tecidos para decoração: dicas, ideias

Os tecidos são frequentes na decoração e conseguem inovar o visual dos ambientes, atendendo as expectativas de uma residência ou de uma festa.
398426 Tecidos para decoração dicas ideias Tecidos para decoração: dicas, ideiasA cômoda foi totalmente reinventada ao ser encapada com tecido xadrez.

Os tecidos são grandes aliados na hora de decorar, assumindo a capacidade de reinventar ambientes com charme e elegância. Há diversas possibilidades para trabalhar com têxteis, basta usar a criatividade e o bom gosto para obter os melhores resultados com as mudanças.

Com diversas estampas e cores, o tecido se caracteriza na área de decoração como um material versátil. Ele pode ser usado tanto para inovar a estética dos ambientes residenciais como também para reinventar a aparência de uma festa. Enfim, trabalhar com têxteis na hora de decorar consiste numa ótima alternativa para colorir, dar movimento ou personalizar áreas.

Os tecidos em casa

O material pode variar quanto a sua composição, mas consegue transformar aparência de cada cômodo da residência. A escolha do tecido ideal é capaz de reforçar um determinado estilo, de acordo com as cores e padronagens. Por causa da sua versatilidade, o material é usado para reformar sofás e poltronas que exigem algum tipo de estofamento.

398426 Tecidos para decoração dicas ideias 2 Tecidos para decoração: dicas, ideiasRetalhos de tecido transformaram a cabeceira da cama.

Ultimamente os tecidos também são usados para o revestimento de móveis, concedendo desta forma um toque de personalidade a cada peça modificada. Há várias opções de estampas e texturas, que permitem inserir um novo tipo de acabamento a um item mobiliário que esteja desgastado pelo tempo.

Uma das formas mais convencionais de trabalhar com tecidos na decoração é por meio de acessórios. As cortinas, por exemplo, são têxteis que vestem as janelas e controlam a entrada da claridade. Já os tapetes se responsabilizam por fazer uma cobertura do chão e contribuir com o visual dos ambientes, especialmente das áreas de convívio. Independente do modelo, tanto o tapete como a cortina se responsabilizam por adicionar cor no interior da casa. Várias estampas são reproduzidas pelos tecidos, como xadrez, listrado, vintage, Poá, floral, tropical, animal, tribal, entre outras.

Os tecidos podem se apresentar também em peças capazes de deixar a decoração mais detalhada e sofisticada. A roupa de cama inova o visual de um quarto, enquanto a toalha pode melhorar a aparência da mesa usada para as refeições. Enfim, é possível investir em várias composições usando tecidos nos detalhes.

A resistência de um tecido incorporado na decoração da casa varia de acordo com a composição, que normalmente é de fibra natural ou sintética. As peças confeccionadas com linho, algodão, seda e couro freqüentemente aparecem como acabamento. Outra possibilidade do artigo é o seu uso para confeccionar peças artesanais, em especial para aproveitar os retalhos.

Os tecidos na festa

398426 Tecidos para decoração dicas ideias 1 Tecidos para decoração: dicas, ideiasOs tecidos tencionados fazem sucesso na decoração de festas.

Dependendo do tipo de festa, os tecidos podem se apresentar na decoração como um elemento importantíssimo. Além das toalhas usadas para forrar as mesinhas, também é comum o uso da lycra tencionada para montar um acabamento suspenso na festa.

Aproveite as ideias para acrescentar o tecido na decoração.