Tecido da cortina, como escolher

PUBLICIDADE
Na hora de escolher a cortina ideal, um dos fatores que deve ser considerado é o tecido. (Foto: Divulgação)

Não dá para pensar em decoração sem considerar a importância das cortinas para a casa. Estas peças são responsáveis por vestir as janelas, contribuindo com a estética e a funcionalidade de um ambiente. Como existem vários tipos de cortinas disponíveis a venda nas lojas, as pessoas costumam ficar em dúvida sobre qual modelo escolher.

As cortinas na decoração

Do ponto de vista funcional, as cortinas são eficazes porque ajudam a controlar a entrada de luz na residência. Assim, dependendo da peça, o morador consegue tornar o espaço mais claro ou mais escuro. As cortinas também são importantes porque contribuem com a privacidade das pessoas que estão no ambiente e reduzem a quantidade de ruídos.

Esteticamente as cortinas ajudam a deixar o ambiente mais charmoso, sofisticado e personalizado. As peças que vestem as janelas podem reforçar o estilo da decoração e até mesmo acrescentar cor ao cômodo.

PUBLICIDADE

Apesar de todos os benefícios oferecidos pelas cortinas, é bastante complicado acertar na escolha. Para optar por um modelo, vale a pena considerar fatores como o cômodo, a forma de instalação, o acabamento e, principalmente, o tecido.

Saiba mais: Aprenda a escolher a cortina ideal para cada ambiente

Como escolher o tecido da cortina?

As cortinas pesadas reduzem a entrada de claridade e aquecem o ambiente. (Foto: Divulgação)

O primeiro fator que precisa ser considerado na hora de optar por um modelo de cortina é o estilo da decoração, pois a peça precisa ser condizente com o visual do ambiente. Deve-se, sobretudo, valorizar a combinação das cores, texturas e formatos dos têxteis.

Quando a incidência de sol é grande e a vista da janela não é das melhores, os moradores devem optar por uma cortina com tecido mais pesado, como por exemplo, o algodão fechado, brim, a sarja e a seda rústica. O forro neste caso também é um componente importante para vestir a janela e amenizar a entrada de luz. O uso de um têxtil mais pesado também combina com o inverno, pois torna a casa mais aquecida e aconchegante.

Cortinas confeccionadas com tecidos leves e transparentes otimizam a iluminação. (Foto: Divulgação)

Por outro lado, se a proposta da decoração consiste em tornar o ambiente mais arejado e iluminado, é recomendado escolher um tecido leve e simples, como o gaze de linho, o voal, o chiffon, o algodão ou a seda leve. Estes têxteis marcados pela leveza e transparência aumentam a visibilidade no cômodo, beneficiando principalmente uma casa muito escura.

Ao optar por um tecido, o morador deve considerar a praticidade oferecida. Uma cortina prática é aquela que pode ser lavada em casa e não necessita de tratamento especializado. Com relação ao custo, as peças confeccionadas com material sintético são normalmente mais baratas, mas o caimento não se iguala ao tecido natural.

PUBLICIDADE

Veja também: Decoração com cortinas pesadas – dicas, como fazer

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.