Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Tecido da cortina, como escolher

Tecido da cortina, como escolher

Por Isah
Na hora de escolher a cortina ideal, um dos fatores que deve ser considerado é o tecido. (Foto: Divulgação)

Não dá para pensar em decoração sem considerar a importância das cortinas para a casa. Estas peças são responsáveis por vestir as janelas, contribuindo com a estética e a funcionalidade de um ambiente. Como existem vários tipos de cortinas disponíveis a venda nas lojas, as pessoas costumam ficar em dúvida sobre qual modelo escolher.

As cortinas na decoração

Do ponto de vista funcional, as cortinas são eficazes porque ajudam a controlar a entrada de luz na residência. Assim, dependendo da peça, o morador consegue tornar o espaço mais claro ou mais escuro. As cortinas também são importantes porque contribuem com a privacidade das pessoas que estão no ambiente e reduzem a quantidade de ruídos.

Esteticamente as cortinas ajudam a deixar o ambiente mais charmoso, sofisticado e personalizado. As peças que vestem as janelas podem reforçar o estilo da decoração e até mesmo acrescentar cor ao cômodo.

Apesar de todos os benefícios oferecidos pelas cortinas, é bastante complicado acertar na escolha. Para optar por um modelo, vale a pena considerar fatores como o cômodo, a forma de instalação, o acabamento e, principalmente, o tecido.

Saiba mais: Aprenda a escolher a cortina ideal para cada ambiente

Como escolher o tecido da cortina?

As cortinas pesadas reduzem a entrada de claridade e aquecem o ambiente. (Foto: Divulgação)

O primeiro fator que precisa ser considerado na hora de optar por um modelo de cortina é o estilo da decoração, pois a peça precisa ser condizente com o visual do ambiente. Deve-se, sobretudo, valorizar a combinação das cores, texturas e formatos dos têxteis.

Quando a incidência de sol é grande e a vista da janela não é das melhores, os moradores devem optar por uma cortina com tecido mais pesado, como por exemplo, o algodão fechado, brim, a sarja e a seda rústica. O forro neste caso também é um componente importante para vestir a janela e amenizar a entrada de luz. O uso de um têxtil mais pesado também combina com o inverno, pois torna a casa mais aquecida e aconchegante.

Cortinas confeccionadas com tecidos leves e transparentes otimizam a iluminação. (Foto: Divulgação)

Por outro lado, se a proposta da decoração consiste em tornar o ambiente mais arejado e iluminado, é recomendado escolher um tecido leve e simples, como o gaze de linho, o voal, o chiffon, o algodão ou a seda leve. Estes têxteis marcados pela leveza e transparência aumentam a visibilidade no cômodo, beneficiando principalmente uma casa muito escura.

Ao optar por um tecido, o morador deve considerar a praticidade oferecida. Uma cortina prática é aquela que pode ser lavada em casa e não necessita de tratamento especializado. Com relação ao custo, as peças confeccionadas com material sintético são normalmente mais baratas, mas o caimento não se iguala ao tecido natural.

Veja também: Decoração com cortinas pesadas – dicas, como fazer

Recomendado para você
Bem Estar

Tapetes para Sala

Bem Estar

Como Remover Manchas de Roupas

Bem Estar

Saiba como denunciar um caso de bullying

Bem Estar

Jardim de Inverno: 50 fotos incríveis para fazer em casa!!

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *