Menu

Bem Estar

Atualizado em 16 de maio de 2013, às 14:30 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Tatuagens para cobrir cicatrizes

Confira dicas e cuidados para adotar uma tatuagem sobre a região do corpo com cicatriz.

A tatuagem é uma forma de modificação corporal. O desenho escolhido normalmente reflete as preferências e a personalidade de uma pessoa. Além de favorecer a estética, a tattoo também tem o poder de camuflar imperfeições.

621804 Tatuagens para cobrir cicatrizes 1 Tatuagens para cobrir cicatrizesA tatuagem é uma ótima opção para disfarçar cicatrizes. (Foto:Divulgação)

Após realizar uma operação, o indivíduo normalmente tem a cicatriz como uma lembrança para toda a vida. No entanto, a marca na pele pode incomodar e prejudicar a aparência.

Saiba mais: Cuidados ao Fazer uma Tatuagem – Dicas para sua Tatto !

Tatuagem para cicatriz: dicas e cuidados

Cobrir a cicatriz com tatuagem é uma prática bastante comum na atualidade, mas nem sempre foi assim. Antigamente, os tatuadores tinham que lidar com restrições, pois desconheciam o efeito da tinta sobre a região com cicatriz. Contudo, a técnica para tatuar foi testada e aprimorada para não prejudicar a saúde.

Para que uma cicatriz possa ser coberta com uma tatuagem, ela deve ter, no mínimo, 12 meses. É importante ressaltar que quanto mais antiga a marca, mais aderência ela terá à tinta.

621804 Tatuagens para cobrir cicatrizes 2 Tatuagens para cobrir cicatrizesPara ser tatuada, a cicatriz precisa ter no mínimo 12 meses. (Foto:Divulgação)

Se a cicatriz apresenta queloides ou saliências, a contratação de um tatuador bem qualificado se torna fundamental para obter um bom resultado. Muitos profissionais aproveitam a elevação da pele para explorar a criatividade, ou seja, investem em efeitos tridimensionais com sobras e contornos estratégicos.

Praticamente todos os tipos de cicatrizes podem ser disfarçados com tatuagens, desde as marcas pequenas até as mais extensas. O desenho da tattoo precisa ser elaborado de acordo com o formato da cicatriz para que a cobertura se torne mais perfeita possível. Se a tattoo não conseguir ocultar a marca da pele, é possível agregar outros elementos.

Uma dica importante sobre tatuagens para cobrir cicatrizes é evitar as frases escritas e tribais. Estas opções possuem muitos espaços vazios, o que acaba deixando a cicatriz à mostra em alguns pontos.

621804 Tatuagens para cobrir cicatrizes 3 Tatuagens para cobrir cicatrizesA tatuagem ajuda a esconder uma marca indesejada. (Foto:Divulgação)

A cor preta é a que apresenta melhor aderência sobre a cicatriz. Contudo, se a pessoa quiser fazer uma tatuagem colorida, ela pode optar pelos tons mais escuros. Em alguns casos, a tattoo necessita de manutenção periódica. Como a cicatriz é formada por uma pele nova, a dor na região na hora de tatuar costuma ser maior.

Tipos de tatuagens para cicatrizes

As mulheres são as que mais recorrem à tatuagem para cobrir uma cicatriz. Preocupadas com a aparência, elas escolhem uma tattoo para disfarçar as marcas de uma abdominoplastia, mastectomia ou outro tipo de cirurgia. Tatuar o corpo também é uma solução interessante para cobrir estrias.

Veja também: Cicatrizes: como tratar

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.