Você está em: MundoDasTribos > Entretenimento > Fotos & Vídeos > Tatuagens maori – modelos, fotos

Tatuagens maori – modelos, fotos

O desenho de uma tatuagem deve ser escolhido de acordo com a sua filosofia de vida e mensagem que deseja transmitir. Na cultura Maori, original da Nova Zelândia, por exemplo, os desenhos corporais serviam para qualificar um nobre. Os guerreiros do clã registravam sua coragem e ousadia na face, que quanto mais coberta por imagens estivesse, maior era sua posição social diante da tribo.

Guereiro Maori.(foto de divulgação)

 

Porém, a beleza das tatuagens começaram a representar riscos para os nativos que as possuíam, isso porque no século 19 as cabeças dos guerreiros passaram a ser colecionadas por europeus. Os desenhos, formatos, e significados das tatuagens Maori são utilizados por diversas pessoas que se identificam com a tradição da tribo da Nova Zelândia. Para entender um pouco mais sobre esse legado, veja abaixo algumas imagens de desenhos do clã e entenda a mensagem transmitida por cada traço.

Amor Impossível:

Sol e Lua: Símbolo Maori (Foto: Divulgação)

O sol e a lua aparecem no céu em momentos diferentes do dia, por isso, os Maoris representavam o amor impossível com a imagem dos dois astros. Essa tatuagem também é formada por muitos korus, que significam a persistência e a determinação necessária para recomeçar. As mandíbulas do tubarão complementam o desenho em torno do sol.

Sabedoria:

Arraia: Símbolo Maori (Foto: Divulgação)

Para a tribo da Nova Zelândia a postura de locomoção da arraia, que é delicada, não pode ser motivo para subestimar a criatura. Existe um dito Maori que diz o seguinte: “Sábio é quem deixa a arraia em paz”. Por esse motivo o animal, que por em alguns casos possui um ferrão na ponta do rabo, simboliza a sabedoria.

Renascimento:

Baleia: Símbolo Maori (Foto: Divulgação)

A baleia koru significa a regeneração, o renascimento. Isso porque o animal traz boas vibrações do mar, segundo os guerreiros do clã. As pessoas que superam problemas gostam de usar o desenho, pois de alguma forma renasceram. A baleia koru aparece em vários outros desenhos da cultura da tribo, pois eles acreditavam que o animal era extremamente positivo.

Paciência:

Paciência: Símbolo Maori (Foto: Divulgação)

Em uma guerra paciência é fundamental, assim pensava os Maori. Os componentes da comunidade que tatuavam o cavalo marinho expressavam sua satisfação por ter essa característica. Para eles, durante um conflito era preciso não só esperar, como também saber o momento certo de agir. Dessa forma que o Cavalo Marinho se porta diante do seu meio natural, com cautela e paciência.

Serenidade e felicidade:

Palmeiras: Símbolo Maori (Foto: Divulgação)

Palmeiras e coqueiros são associados ao astro rei. Para os guerreiros da tribo da Nova Zelândia essas imagens representam a serenidade e a felicidade. Além de remeter ao sol, as árvores transmitem uma mensagem de força e persistência, pois por muitas vezes nascem em solo árido, onde nada mais vinga, representando em alguns casos para os Maoris paz, sossego, serenidade.

Mana:

Mana: Símbolo Maori (Foto: Divulgação)

Grande parte das tatuagens do clã são compostas pelo Mana, que é um ser pensante, que tem um cérebro maior que o conjunto da face. O desenho representa a captação da sabedoria do ambiente e o transporte das informações para quem está utilizando a imagem. Na maioria das vezes o Mana é acompanhado por outros símbolos.

Agora que você conhece os principais símbolos da cultura Maori, basta escolher o que melhor se enquadra no significado que você quer transmitir com a tatuagem, mas lembre-se de efetuar o procedimento em um local seguro, com as devidas medidas de higiene e com um profissional capacitado para tal função.

Recomendado para você
Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *