Tapetes para o quarto – Dicas, modelos

PUBLICIDADE
O tapete estampado chama atenção no quarto de casal decorado com móveis neutros.

O tapete é um acessório indispensável na decoração, principalmente quando o visual do ambiente necessita de um toque de charme e personalidade. O têxtil, responsável por cobrir o piso, deve combinar com os demais elementos e buscar uma harmonia com relação às cores, aos materiais e tamanho.

Aumentando a sensação de conforto e acolhimento, o tapete assume papel importante na decoração aconchegante. A peça costuma ser mais usada durante a temporada de outono-inverno, quando surge a necessidade de encontrar meios para aquecer os ambientes residenciais.

Dicas para decorar o quarto com tapetes

1. No quarto de solteiro ou casal, o tapete pode se comportar como uma peça complementar da decoração ou funcionar como o grande destaque do cômodo. Caso a proposta seja incluí-lo como ‘mais um item’, então a escolha do modelo deve ser feita na finalização do espaço decorado, levando em conta os ajustes com os outros elementos. Já para destacar o tapete, a decoração deve começar a partir dele, considerando-o uma verdadeira obra de arte.

PUBLICIDADE

2. Escolha um tapete que seja proporcional ao espaço, assim fica mais fácil engaja-lo na decoração do quarto. Por exemplo, é inviável escolher uma peça grande para cobrir o piso de um ambiente pequeno, tal aposta limitará ainda mais o espaço.

3. O tapete não é algo obrigatório no quarto, mas com certeza vai deixar a decoração charmosa e personalizada. Quando o revestimento horizontal é muito frio, o têxtil acaba sendo usado como uma opção eficiente de aquecer o ambiente.

4. É natural surgir dúvidas na hora de optar pelo modelo de tapete ideal. No entanto, para fazer a escolha certa, procure respeitar a gama de tons do restante da decoração e buscar sempre as combinações mais harmônicas. Os ajustes se tornam mais fáceis quando o morador opta por um modelo neutro, ou seja, com cores e estampas discretas.

O tapete redondo combina melhor com o quarto infantil.

5. O formato do tapete no ambiente é fundamental para deixar a decoração bonita e funcional. Os retangulares ou quadrados se destacam como tradicionais e facilitam a distribuição dos móveis no quarto. Já o tapete redondo, funciona melhor nos dormitórios de crianças ou bebês, proporcionando um efeito lúdico.

6. Não existem regras rigorosas quanto ao posicionamento do tapete no quarto, mas é importante que ele se harmonize com os demais elementos. A peça deve ainda se equilibrar com o principal móvel do cômodo, papel este desempenhado pela cama.

Apesar de muitas pessoas optarem pelo pequeno tapetinho ao lado da cama, os decoradores recomendam o modelo amplo e retangular, que comece a 20 cm do criado, passe por debaixo da cama e tenha sobras nas laterais de pelo menos 60 cm.

PUBLICIDADE
Escolha um modelo de tapete proporcional ao espaço.

Aproveite as dicas e escolha o tapete certo para o quarto.

 

Leia também:

2 Comentários

  • Priscila em no máximo 5 dias nós estaremos colocando no ar uma matéria com maiores esclarecimentos sobre a sua duvida, portanto acompanhe nossas matérias diariamente. Obrigado.

  • oi gostaria de saber onde posso encontrar,esse tapete redondo:
    ja procurei em vários lugares mais não achei

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.