Menu

Decoração

Atualizado em 22 de fevereiro de 2013, às 8:56 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Tapetes para casamento: dicas, modelos

Confira dicas para escolher o melhor modelo de tapete para decorar a cerimônia de casamento.

Na hora de planejar a decoração do casamento, são poucos os noivos que consideram a importância do tapete na cerimônia. Esta peça pode até passar despercebida na lista de preparativos, mas ela é fundamental para que a entrada dos padrinhos, do noivo e principalmente da noiva seja inesquecível.

584979 Tapetes para casamento dicas modelos 2 Tapetes para casamento: dicas, modelosO tapete vermelho é uma opção clássica para marcar a entrada da noiva. (Foto:Divulgação)

Saiba mais: Tendências decoração de casamento 2013

A tradição do tapete vermelho

Estender um imenso tapete vermelho na igreja não é algo em vão. Este elemento adquiriu uma tradição nos casamentos porque possui um significado especial.

Antigamente os reis e rainhas passavam pelo tapete vermelho para reforçar a ideia de nobreza. A peça era, ainda, um sinal de respeito e referência aos casais mais nobres da sociedade. Não demorou muito para que o ‘red carpet’ fosse incorporado aos casamentos reais.

Como escolher o tapete de casamento?

No caso da cerimônia de casamento ser realizada na igreja e de forma tradicional, o casal deve optar pelo clássico ‘tapete vermelho’. Esta peça é comprida e estreita, compondo assim uma verdadeira passarela para que a noiva caminhe até o altar. O vermelho favorece a elegância, a paixão e o charme da data.

Se o casamento seguir um estilo mais contemporâneo em sua decoração, os noivos podem se sentir a vontade para inovar a cor do tapete. O verde e o azul são dois tons bem valorizados e que combinam com a magia do matrimônio.

584979 Tapetes para casamento dicas modelos Tapetes para casamento: dicas, modelosCorredor da igreja decorado com tapete verde. (Foto:Divulgação)

O tapete de casamento verde tem sido cada vez mais incorporado à decoração da cerimônia, tanto ao ar livre como na igreja. Esta peça faz alusão a um gramado, garantindo assim um toque de natureza ao ambiente.

As noivas que valorizam o romantismo e que querem entrar na igreja com grande estilo apostam no tapete rosa para decorar o corredor. No entanto, as flores dos arranjos devem ser de outra cor, para não sobrecarregar o espaço com um mesmo tom.

Se a cerimônia de casamento for realizada em um gramado verdinho ao ar livre, então vale a pena apostar em um tapete branco para que a peça assuma destaque na decoração. O ‘red carpet’ também tem este efeito por causa do contraste.

584979 Tapetes para casamento dicas modelos 1 Tapetes para casamento: dicas, modelosO tapete branco é perfeito para a decoração moderna e clean. (Foto:Divulgação)

Alguns casais estão optando por ideias criativas para marcar a passagem da noiva e deixam de lado o tradicional tapete. O corredor é decorado, então, com pétalas de rosa, folhas, velas e até mesmo pisos iluminados.

Para escolher o modelo de tapete de casamento ideal, os noivos devem considerar o estilo da cerimônia e o ambiente onde ela será realizada. Também é importante combinar a peça com os demais elementos decorativos, como é o caso das flores.

Veja também: Fotos de decoração de casamento na igreja