Menu

Decoração

Atualizado em 19 de fevereiro de 2011, às 22:05 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Tapetes de Retalho – Como Fazer

tapetes de retalho como fazer Tapetes de Retalho   Como Fazer

Depois da construção ou reforma da casa que te causaram a maior dor de cabeça, outras medidas essenciais necessitam ser tomadas, para que seu lar fique muito confortável e cheio de charme. A escolha do mobiliário apesar de requerer muita atenção, é um passo completamente prazeroso. Não há nada melhor do que ter a oportunidade de escolher tudo conforme seus gostos e disponibilidades.

Outro passo é a decoração que necessita de muita dedicação. E caso você seja uma pessoa criativa e que adora inovar,  tudo ficará ainda mais gostoso. A fim de participar e te auxiliar nessa fase tão cheia de mudanças e importantíssima, o Mundo das Tribos está sempre reservando ótimas dicas para “casa-construção” e “decoração”.

Nesse artigo proporcionaremos a você ótimos toques a respeito de como produzir um bom material para dar um ar diferente a sua casa. Tapetes de retalho – Você sempre achou lindo, mas tem a ideia de que é muito difícil montar um? Tire isso da cabeça, pois aqui abaixo ensinaremos da forma mais simples possível, como fazer tapetes de retalho. Confira:

Material necessário:

Tela de bordado (borda quadros)
Um palito de churrasco (espetinho)
Tecido que pode ser de lycra, malha ou algodão.
Tesoura grande de costura.

Como fazer:

Corte um pedaço de tela, de acordo com o tamanho que você deseja que seja o tapete. Deixe uma margem de aproximadamente 5 cm para fazer o acabamento. Em seguida, faça uma bainha dupla na margem deixada.

Corte o tecido de malha em formato de retângulos, depois com o auxílio do palito de churrasco, enfie cada ponta nos buracos da tela de bordar. Logo após, dê um nó firme no tecido.

Faça isso até que todos os buraquinhos sejam preenchidos, deixe sempre um espaço entre as tiras. Pule dois ou três quadradinhos.  E siga amarrando sempre em fileiras.

Para tapetes grandes, você possui duas opções: cortar um pedaço bem grande de tela ou fazer em vários pequenos tamanhos e depois de prontos, costurá-los ao meio para unir todas as partes.

Os retalhos podem ser todos de uma cor só ou em tons sortidos. Tudo depende do seu gosto. Assista ao vídeo para entender melhor como tudo funciona: http://www.youtube.com/watch?v=kMopbIoAnJM

Esperamos que essas dicas possam ser bem úteis a você. Boa sorte, bom trabalho. E até a próxima.