Menu

Decoração

Atualizado em 4 de março de 2010, às 18:04 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Tapetes de Barbante de Crochê

 Tapetes de Barbante de Crochê

O tapete de barbante de crochê é um item confeccionado de forma artesanal e que está contribuindo com a decoração de casas. Essa peça pode ser acrescentada à sala, quarto, banheiro, enfim, todos os cômodos da sua residência. Encontramos modelos de tapete de crochês para vender nas lojas, mas as pessoas que possuem o domínio da técnica artesanal podem confeccionar suas próprias peças.

O crochê é um método antigo de artesanato, seu trançado foi feito pela primeira vez durante a pré-história. Com o tempo os artesãos foram aperfeiçoando a técnica, usando o barbante para fazer composições maravilhosas. Com conhecimentos sobre crochê, o trabalho pode assumir formas diferentes e até adotar ilustrações como acabamento.

O artesanato com tapete de crochê exige habilidade manual, afinal, o artesão precisa se preocupar com os movimentos da agulha e os pontos que estão sendo formatos com o barbante. O formato varia de um tapete para o outro, existem peças redondas, ovais e retangulares. Nos últimos anos a confecção também tem mesclado cores de barbante para proporcionar um efeito exclusivo ao tapete.

Para fazer um bom artesanato, é necessário se preocupar com o acabamento da peça. Lembre-se de que os pontos não estão sendo moldados por acaso, o tamanho de cada um vai interferir no resultado final do seu trabalho. Os modelos de tapete de crochê são diversificados, variam quanto a forma, tamanho, cor e ilustração.

As casas que possuem um estilo mais clássico, ou seja, sem muitos elementos contemporâneos, se adaptam bem a uma decoração com tapete de crochê. Colocar o artigo na entrada, no centro da sala ou no canto do quarto é uma forma de atribuir personalidade ao ambiente. Lembre-se de que o tapete de crochê também precisa combinar com os demais elementos da casa, como cortinas, sofás e os demais móveis.

Não faça uma peça cheia de rebuscamento ou que mescle uma variedade de cores de barbante, isso pode tornar a sua peça exagerada e quebrar a harmonia da decoração. Valorize a simplicidade para fazer um bom trabalho artesanal. O tapete de crochê para sala normalmente é redondo, ele é acrescentado ao centro do cômodo e precisa manter equilíbrio com as poltronas e sofás. Na hora de começar a fazer o seu artesanato, lembre-se de estar com um gráfico por perto. Confira a seguir vídeos de como fazer tapete em barbante: