Menu

Artesanato

Atualizado em 4 de setembro de 2014, às 21:02 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Tapetes de barbante: Como fazer

Leia a matéria “Tapetes de barbante: Como fazer” e descubra como fazer lindas peças para decorar a sua casa.

O tema “Tapetes de barbante: Como fazer” parece interessante para você? Então saiba que estas peças graciosas e delicadas nunca saem de moda, podendo ser usadas na decoração de diferentes espaços residenciais.

409590 Tapetes de barbante Como fazer 10 Tapetes de barbante: Como fazerTapetes de barbante: Como fazer. (Foto: Divulgação)

O tapete, seja de barbante ou outro material, é uma peça fundamental na decoração da casa, já que forra o piso confortavelmente. Compatível com todos os cômodos, ele funciona como uma espécie de complemento, que deve combinar com os móveis e demais acessórios. Além de encontrar tapetes à venda nas lojas, também existe a possibilidade de confeccioná-los em casa.

Há diversas técnicas de artesanatos que podem ser colocadas em prática para confeccionar tapetes, como é o caso do crochê. O método usa o barbante como material e conta com o auxílio de uma agulha apropriada para fazer os pontos certos. Como se trata de uma peça simples de ser feita, costuma aparecer entre os primeiros trabalhos dos iniciantes deste tipo de artesanato.

No caso de uma pessoa que já tem o domínio da técnica artesanal, fica mais fácil confeccionar tapetes de barbante crochê. Ela pode até fazer modelos mais detalhados e complexos. Depois de prontos, os trabalhos artesanais poderão ser vendidos e representar uma renda extra no orçamento.

Decoração com tapete de barbante

409590 Tapetes de barbante Como fazer 9 Tapetes de barbante: Como fazerOs tapetes deixam o ambiente mais aconchegante. (Foto: Divulgação)

Os modelos de tapete de barbante são democráticos, afinal, combinam com vários espaços residenciais. Eles favorecem a sensação de conforto dentro de casa, protegem o piso e contribuem com a atmosfera de aconchego. Como se trata de um trabalho delicado feito à mão, com certeza vai agregar novos valores ao visual do cômodo decorado.

É possível encontrar diferentes tipos de tapetes de barbante, que variam quanto ao tamanho, formato, cor e acabamento. As peças neutras aparecem com mais frequência na decoração, apostando numa estética discreta para facilitar a combinação com outros elementos. Dependendo da habilidade empregada para a confecção do tapete, pode-se trabalhar com belíssimas ilustrações.

Veja também: Crochê na decoração: dicas, onde usar

Como o crochê está em alta na decoração, os tapetes de barbante podem ser inseridos na casa com mais liberdade e aceitação. O tamanho do ambiente é um aspecto que influência na escolha da peça, afinal, um cômodo com espaço limitado não deve ser decorado com um modelo grande e nem comprometer a questão da harmonia.

409590 Tapetes de barbante Como fazer 11 Tapetes de barbante: Como fazerTapete de barbante com formato diferente. (Foto: Divulgação)

O tapete de barbante pode ser usado para decorar a porta de entrada, o canto do quarto ou o centro da sala, sempre desempenhando papel complementar. Quando se trata de uma peça clara, é importante tomar cuidado para que ela não fique suja devido à circulação dos moradores. Vale lembrar que nos ambientes com piso frio, os tapetinhos de crochê costumam fazer toda a diferença.

Tapetes de barbante: Como fazer

Para fazer um bonito tapete de crochê, é necessário conhecer a técnica e escolher um barbante de qualidade. O acabamento depende muito da criatividade e do bom-gosto de cada artesão, mas normalmente os moldes ajudam a ter boas ideias para confeccionar peças detalhadas. Enfim, fazer crochê também é um trabalho que requer paciência, tempo e habilidade manual para acertar nos pontos.

Seja no formato redondo, oval, retangular ou de passarela, o tapete de barbante faz toda a diferença na decoração do ambiente. Você pode confeccionar a peça para decorar a sua casa ou para vender e obter uma fonte de renda extra. Confira a seguir o passo a passo do tapete de barbante:

Gráficos de tapetes de barbante

Você quer saber tudo sobre o tema ‘Tapetes de barbante: Como fazer’? Então saiba que agora você não precisa mais correr até uma banca de jornal para comprar uma revista de artesanato. Na internet é possível encontrar os gráficos para imprimir e começar a fazer o crochê. Clique na imagem do gráfico para ampliar:

409590 Tapetes de barbante Como fazer 21 150x150 Tapetes de barbante: Como fazerGráfico 1.
409590 Tapetes de barbante Como fazer 19 150x150 Tapetes de barbante: Como fazerGráfico 2.
409590 Tapetes de barbante Como fazer 20 150x150 Tapetes de barbante: Como fazerGráfico 3.
409590 Tapetes de barbante Como fazer 3 150x150 Tapetes de barbante: Como fazerGráfico 5.
409590 Tapetes de barbante Como fazer 8 150x150 Tapetes de barbante: Como fazerGráfico 6.
409590 Tapetes de barbante Como fazer 4 150x150 Tapetes de barbante: Como fazerGráfico 7.
409590 Tapetes de barbante Como fazer 5 150x150 Tapetes de barbante: Como fazerGráfico 8.
409590 Tapetes de barbante Como fazer 6 150x150 Tapetes de barbante: Como fazerGráfico 9.

Fotos de tapetes de barbante

409590 Tapetes de barbante Como fazer 15 Tapetes de barbante: Como fazerEste modelo pode ser usado em todos os cômodos da casa. (Foto: Divulgação)
409590 Tapetes de barbante Como fazer 16 Tapetes de barbante: Como fazerTapete de barbante de borboleta. (Foto: Divulgação)
409590 Tapetes de barbante Como fazer 2 Tapetes de barbante: Como fazerQuem tem o domínio do crochê pode fazer um acabamento diferenciado no tapete.
409590 Tapetes de barbante Como fazer 18 Tapetes de barbante: Como fazerTapete com aplique de flores. (Foto: Divulgação)
409590 Tapetes de barbante Como fazer 12 Tapetes de barbante: Como fazerTapete de barbante branco. (Foto: Divulgação)
409590 Tapetes de barbante Como fazer 14 Tapetes de barbante: Como fazerTapete de barbante de coração. (Foto: Divulgação)

Depois de aprender o básico sobre ‘Tapetes de barbante: Como fazer’, coloque as dicas em prática e se inspire nos modelos apresentados. Bom trabalho!

Conteúdo avaliado com média:

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.