Menu

Artesanato

Atualizado em 18 de março de 2012, às 6:55 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Tapetes de barbante: Como fazer

Com charme e personalidade, o tapete de barbante consegue transformar a decoração de um espaço. Aprenda como fazer esta peça através do crochê.
409590 Tapetes de barbante Como fazer 1 Tapetes de barbante: Como fazerTapete redondo de barbante com bonito acabamento

O tapete é uma peça fundamental na decoração da casa, sendo responsável por criar um acabamento sobre o piso. Compatível com todos os cômodos, ele funciona como uma espécie de complemento, que deve combinar com os móveis e demais acessórios. Além de encontrar tapetes a venda nas lojas, também existe a possibilidade de confeccioná-los em casa.

Há diversas técnicas de artesanatos que podem ser colocadas em prática para confeccionar tapetes, como é o caso do crochê. O método usa o barbante como material e conta com o auxílio de uma agulha apropriada para fazer os pontos certos. Como se trata de uma peça simples de ser feita, costuma aparecer entre os primeiros trabalhos dos iniciantes deste tipo de artesanato.

No caso de uma pessoa que já tenha o domínio do crochê, fica mais fácil confeccionar peças bonitas e bem elaboradas. Depois de prontos, os trabalhos artesanais poderão ser vendidos e representar uma renda extra no orçamento.

Tapete de barbante na decoração

409590 Tapetes de barbante Como fazer Tapetes de barbante: Como fazerModelo neutro, pode ser usado para decorar qualquer lugar da casa.

O tapete de barbante é uma peça bem democrática, afinal, combina com vários espaços residenciais. Ele favorece a sensação de conforto dentro de casa, protege o piso e contribui com a atmosfera de aconchego. Como se trata de um trabalho delicado feito à mão, com certeza vai agregar novos valores ao visual do cômodo decorado.

É possível encontrar vários modelos de tapetes de barbante, que variam quanto ao tamanho, formato, cor e acabamento. As peças neutras aparecem com mais frequência na decoração, apostando numa estética discreta para facilitar a combinação com outros elementos. Dependendo da habilidade empregada para a confecção do tapete, pode-se trabalhar com belíssimas ilustrações.

Como o crochê está em alta na decoração, os tapetes de barbante podem ser inseridos na casa com mais liberdade e aceitação. O tamanho do ambiente é um aspecto que influência na escolha da peça, afinal, um cômodo com espaço limitado não deve ser decorado com um modelo grande e nem comprometer a questão da harmonia.

409590 Tapetes de barbante Como fazer 2 Tapetes de barbante: Como fazerQuem tem o domínio do crochê pode fazer um acabamento diferenciado no tapete.

O tapete de barbante pode ser usado para decorar a porta de entrada, o canto do quarto ou o centro da sala, sempre desempenhando papel complementar. Quando se trata de uma peça clara, é importante tomar cuidado para que ela não fique suja devido à circulação dos moradores.

Como fazer tapete de crochê?

Para fazer um bonito tapete de crochê, é necessário conhecer a técnica e escolher um barbante de qualidade. O acabamento depende muito da criatividade e do bom-gosto de cada artesão, mas normalmente os moldes ajudam a ter boas ideias para confeccionar peças detalhadas. Enfim, fazer crochê também é um trabalho que requer paciência, tempo e habilidade manual para acertar nos pontos.

Tapete de barbante: passo-a-passo

Confira a seguir a videoaula para aprender a fazer tapete de barbante.

Conteúdo avaliado com média: