Menu

Decoração

Atualizado em 25 de maio de 2011, às 13:40
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Tapetes de Barbante com Flores

vermelho e branco 300x224 Tapetes de Barbante com Flores

Os tapetes feitos de barbante com flores coloridas feitas em crochê são peças que adornam perfeitamente qualquer local, principalmente se você quiser dar um aspecto delicado, leve e rústico à sua casa.

Eles ficam bem na sala, nos quartos e nos corredores e combinam com móveis e decoração rústicos. As suas flores coloridas deixam o ambiente alegre e descontraído.

lilás verde e cru 300x224 Tapetes de Barbante com Flores

É possível encontrar tapetes de barbante com flores a venda em lojas de artesanato ou pela internet, onde há diversos sites em que artistas vendem vários tipos de modelos.

estrelado 300x224 Tapetes de Barbante com Flores

Porém, se você gosta de fazer crochê, nós colocamos um pequeno tutorial para você fazer o seu próprio tapete de barbante com flores:

Para fazer o tapete em barbante com flor parafuso, você precisará de barbante preto 4/8,  um mescla branco e preto 4/8 e agulha 6mm de crochê. Primeiro, faça um cordão com 6 correntinhas. Então, passe a agulha pela primeira corrente do cordão e arremate dois pontos com um ponto baixíssimo fechando um círculo. Faça uma correntinha para dar altura e em volta do círculo feito anteriormente, faça 12 pontos baixos, até cobrir toda a volta com eles.

Daí, prenda o último ponto que restou na agulha na primeira correntinha feita, fazendo um ponto baixíssimo, fechando o círculo novamente. Para continuar, faça mais uma correntinha para dar altura e, no mesmo ponto, faça um ponto baixo. Faça 3 correntinhas, pule um ponto e, no próximo ponto, faça um ponto baixo. Em seguida, faça mais 3 correntes. Então, pule um ponto e, no próximo ponto, um ponto baixo. Continue seguindo essa sequência até completar a volta no círculo. Uma camada das pétalas está formada. Para terminar uma flor, é preciso fazer 5 pétalas.

Elas são feitas assim: a agulha normalmente fica na frente do fio, no entanto, agora, ela deve ficar atrás. Segure o fio na agulha firmemente para que ele não escorregue. Dê 4 laçadas com o fio na agulha para fazer cada parte da pétala. Então, passe a agulha sob o arco e puxe o ponto para fora. Com a ajuda dos dedos, puxe cada laçada, de baixo para cima, para fora da agulha, deixando apenas um. Esse é o “ponto parafuso”. Ao chegar ao último ponto, ou ao primeiro que estava na agulha, lace-o e arremate os dois últimos, encerrando o primeiro parafuso.

Então comece novamente enrolando o fio na agulha 4 vezes, até que totalizem 5 pontos parafuso, até acabar a pétala. Ela estará pronta quando você der o último ponto, que é feito prendendo o ponto que sobrou na agulha na base, que é o ponto baixo da carreira anterior. Então passe a agulha por ele, lace e puxe o ponto para fora, fazendo um outro ponto baixo no ponto baixo da carreira anterior. Todo esse procedimento deve ser repetido em volta do círculo.

Com todas as pétalas prontas, resta encerrar a flor. Como sempre, sobrou um ponto na agulha. Passe a agulha pelo ponto inicial, puxe a laçada e faça um ponto baixíssimo. Depois, basta unir as flores para compor o tapete de barbante com flores.

A confecção de tapetes em barbante com flores é trabalhosa, mas é um ótimo passatempo, além de poder lhe render bons lucros e deixar as casas das pessoas mais bonitas e bem decoradas.