Menu

Decoração

Atualizado em 19 de março de 2012, às 10:13 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Tapetes: como cuidar, dicas

O tapete é capaz de transformar a decoração de um ambiente, mas requer manutenção para se apresentar sempre charmoso e bonito sobre o piso.
411325 Tapetes como cuidar dicas Tapetes: como cuidar, dicasO tapete necessita de limpeza contínua.

Na temporada de outono-inverno, o tapete se destaca como um verdadeiro trunfo para decorar a sala de estar, quarto e outros ambientes da casa. A peça é convidativa, reforça a sensação de aconchego e proporciona conforto térmico nos dias mais frios do ano. Dependendo do modelo, o tapete é capaz de aquecer a casa como nenhum outro têxtil é capaz.

As pessoas normalmente ficam em dúvida sobre como escolher o tapete e inseri-lo na decoração. Ou seja, é preciso superar o desafio de combinar elementos, buscando assim um equilíbrio entre estampas, cores, texturas e materiais. A proporção também é um fator que precisa ser respeitado, caso contrário o espaço decorado fica desvalorizado.

Ao optar pelo tapete mais apropriado para cada cômodo, o consumidor procura conhecer o material usado na confecção e quais os cuidados necessários com cada peça. Alguns modelos são mais complicados de eliminar a sujeira ou conservar a limpeza, por isso levar em conta o ritmo de vida da casa é essencial para tomar a melhor decisão.

Como cuidar do tapete?

411325 Tapetes como cuidar dicas 1 Tapetes: como cuidar, dicasO aspirador de pó é um grande aliado na limpeza.

1. Para manter o tapete sempre limpo, passe aspirador de pó pelo menos três vezes por semana. O equipamento remove a poeira fina que não sai apenas com a vassoura, reduzindo as crises alérgicas.

2. Caso a limpeza seja realizada com vassoura, evite as cerdas duras, porque elas danificam as fibras do tapete.

3. Ao sujar o tapete com algum tipo de alimento que causa manchas, aplique a solução de vinagre com água para removê-las. Na verdade esta mistura é uma grande aliada para fazer a limpeza da casa.

4. A cada seis meses o tapete precisa ser mandado para lavar numa empresa especializada.

5. Para eliminar os ácaros do tapete, é importante expor a peça aos raios solares.

Dicas para escolher tapete

411325 Tapetes como cuidar dicas 2 Tapetes: como cuidar, dicasCada ambiente combina com um tipo de tapete.

1. O tapete assume papel fundamental na decoração da sala e interage com o sofá, móvel protagonista do cômodo. A escolha da peça, quando recebe influências das estações do ano, leva em conta a temperatura feita em casa. Por exemplo, se está muito calor, é mais viável ter um tapete de pelo curto, mas se está frio, a melhor opção é o felpudo.

2. Quando o modelo de tapete é claro, acumula sujeira com mais facilidade e precisa ser limpo (e lavado) com mais frequência. Já no caso de uma peça escura ou estampada, o intervalo de uma limpeza para a outra pode ser maior porque o efeito do sujo não é tão nítido.

3. Na sala de estar, principal área social da casa, quanto maior o tapete, mais bonito o efeito da decoração. Mas, em alguns lugares da casa, a peça é totalmente dispensável, como é o caso da sala de jantar e lavabo.

Aproveite as dicas para a escolha e os cuidados com o tapete.