Menu

Decoração

Atualizado em 9 de dezembro de 2011, às 21:57 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Tapete para sala de estar – modelos

Conheça vários modelos de tapetes para sala de estar e descubra qual a peça ideal para a sua decoração.
349885 Tapete para sala modelos 1 Tapete para sala de estar   modelosUm moderno tapete de pelo curto para a sua sala de estar.

O tapete é um dos acessórios mais importantes da decoração, sendo capaz de reforçar um estilo e adicionar charme ao ambiente. Na sala de estar a peça assume papel essencial, vestindo o chão com elegância e praticidade. Há uma variedade de modelos disponíveis a venda nas lojas especializadas, mas todo o cuidado é pouco para não errar na escolha.

Com a função de delimitar o espaço e torná-lo mais aconchegante, o tapete tem se revelado uma peça com grande efeito na decoração. Os moradores podem encontrar dificuldades para fazer as combinações adequadas com as cortinas, almofadas e principalmente os móveis estofados, como sofás e poltronas. Em todo caso, é necessário que exista um padrão e uma harmonia entre as cores.

Como a presença do tapete na sala de jantar é um grande erro, o uso da peça deve estar focado na sala de estar.

Dicas para escolher o tapete ideal para a sala

349885 Tapete para sala modelos 3 Tapete para sala de estar   modelosTapete claro é perfeito para ambientes pequenos.

• Tapetes grandes exercem um efeito mais bonito na decoração da sala, deixando-a elegante. Apesar de ampla, a peça não pode interferir na distribuição dos móveis. Os tamanhos encontrados a venda são normalmente 180cm x 120cm e 180cm x 275cm.

• Os móveis não devem ficar fora do tapete, isso pode comprometer o visual da sala. Procure adaptar a mobília à peça que reveste o chão, considerando que os sofás e poltronas não podem ficar fora do tapete.

• O tapete pode ser focado na decoração ou não, isso depende do estilo que será valorizado na sala de estar. Para destacar o tapete, prefira os modelos estampados ou com figuras no centro. Caso os móveis sejam as estrelas da decoração, a melhor forma de focá-los é adotando um tapete neutro.

• Lembre-se de que os tapetes claros criam uma sensação de amplitude, enquanto os escuros podem reduzir o espaço.

• Para escolher o modelo de tapete ideal, o morador precisa considerar o tipo de revestimento da parede e também as características dos móveis. É sempre importante buscar o contraste na decoração: se as paredes possuem um acabamento mais apurado, o modelo de tapete escolhido precisa ser discreto. Caso a vivacidade do cômodo esteja contida na peça que reveste o chão, o revestimento vertical deve ser sutil, suave e neutro.

• Fique atento ao material com o qual o tapete foi confeccionado, afinal, ele precisa apresentar qualidade. Além de embelezar a sala, a peça consegue proporcionar conforto e melhora o acústico do espaço.

• Escolha um modelo de tapete que satisfaça suas preferências e seja compatível com o orçamento.

Modelos de tapete para sala de estar

Conteúdo avaliado com média: