Menu

Serviços

Atualizado em 20 de julho de 2012, às 7:00 por Jose
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Suspensão de CHN, carteira de motorista: regras, como funciona

A suspensão da CNH ocorre quando o motorista acumula 20 pontos na carteira ou comete alguma infração gravíssima, como dirigir alcoolizado e andar em alta velocidade.
489415 Suspensão CNH carteira de motorista – regras como funciona Suspensão de CHN, carteira de motorista: regras, como funcionaPara não ter a CNH suspensa, basta dirigir com cautela, respeitando as regras de trânsito.

Depois de tirar a carteira de motorista, você precisa tomar cuidado para ela não ser suspensa. Para a maioria das pessoas é tão difícil conquistá-la que perder a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) também significa a perda de tempo e dinheiro.

Para evitar este tipo de problema, basta ter cautela na hora de dirigir e não cometer infrações. Seguir regras como usar o cinto de segurança, não ultrapassar os limites de velocidade e respeitar a sinalização, garante a sua segurança e o seu direito de continuar dirigindo.

Suspensão da CNH – regras

489415 Suspensão CNH carteira de motorista – regras como funciona1 Suspensão de CHN, carteira de motorista: regras, como funcionaMotoristas que são flagrados dirigindo alcoolizados têm a carteira suspensa imediatamente.

De acordo com o Código Brasileiro de Trânsito, a suspensão da CNH acontece quando o motorista acumula vinte pontos ou mais por infração. Ela também está prevista para algumas autuações consideradas gravíssimas, como dirigir alcoolizado ou em velocidade superior a 50% do permitindo.

Nesses dois últimos casos, a carteira é apreendida e suspensa imediatamente. Do contrário, o condutor é avisado da suspensão, devendo ele mesmo entregar sua habilitação na unidade do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) ou das Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretran) onde o documento está cadastrado.

Confira: Transferir multa para outro motorista, como fazer.

489415 Suspensão CNH carteira de motorista – regras como funciona2 Suspensão de CHN, carteira de motorista: regras, como funcionaO período de suspensão varia de um mês a um ano.

O período de suspensão vai de um mês a um ano e é determinado pelo órgão ou de acordo com a infração cometida. Motoristas que são flagrados dirigindo sob efeito de bebidas alcoólicas, por exemplo, ficam suspensos por um ano. Além de terem a carteira aprendida, eles ainda precisam passar por um curso de “reciclagem” de 30 horas, que pode ser feito nos CFCs (Centro de Formação de Condutores).

Quem é pego dirigindo com a carteira suspensa tem a CNH cassada, devendo ficar, obrigatoriamente, mais dois anos sem poder por a mão no volante. Depois deste período, o motorista pode solicitar uma nova habilitação, mas, para isso, precisa passar novamente por todo o processo de obtenção do documento (se inscrever numa autoescola, pagar as aulas práticas e teóricas e passar pela prova).

Veja também: CNH – perguntas sobre a renovação da carteira de motorista.

Como recorrer

Ao ser notificado da suspensão da CNH, o motorista tem um prazo de 30 dias para apresentar sua defesa junto ao Detran do seu estado. Para isso, ele deve ir até o local onde sua carteira está cadastrada ou procurar o Ciretran do seu município, caso tenha tirado a habilitação em outra cidade. Geralmente, o endereço das unidades de atendimento do órgão fica disponível no site do Departamento de Trânsito, que ainda reúne outras informações sobre o assunto.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.