Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > SUS dará cadeira de rodas motorizada para pessoas com deficiência

SUS dará cadeira de rodas motorizada para pessoas com deficiência

Por Isah

O Sistema Único de Saúde (SUS) dará cadeiras de rodas motorizadas para as pessoas que sofrem de algum tipo de deficiência física severa. A iniciativa tem como objetivo proporcionar mais conforto, mobilidade e independência aos deficientes.

O SUS pretende melhorar a vida dos cadeirantes. (Foto:Divulgação)

Saiba mais: Cadeira de rodas Freedom: modelos

Para que a medida entre em vigor, o Ministério da Saúde fará um investimento de R$ 205,2 milhões. Dentro deste valor também está incluso a inauguração de centros de reabilitação, distribuição de equipamentos e oficinas de produção de órteses e próteses.

O recurso que está sendo destinado à distribuição de cadeiras de rodas motorizadas faz parte do programa federal “Viver sem Limites”, que tem o plano de investir 7,6 bilhões até 2014. Além da saúde, o recurso também favorece a educação, moradia e assistência social.

Cadeiras de roda motorizadas gratuitas

Hoje, as cadeiras de rodas que são fornecidas pelo SUS não atendem as necessidades da população e nem dão conta da demanda. Os modelos distribuídos são pesados, não possuem resistência e dificultam a autonomia do usuário.

De acordo com o pronunciamento da última terça-feira (7), seis novos modelos de cadeira de roda estarão disponíveis no SUS dentro de meio ano. Entre as novas opções, está a motorizada, que poderá ser movida através de um controle remoto adaptado às necessidades do cadeirante.

As cadeiras de rodas motorizadas serão distribuídas gratuitamente. (Foto:Divulgação)

Além da cadeira motorizada gratuita, o SUS também oferecerá o modelo chamado de monobloco, vantajoso por ser mais leve e prático. A rede de saúde pública também tem planos de distribuir cadeiras de rodas para pessoas com mais de 90 quilos.

A distribuição da cadeira de roda motorizada será uma grande conquista para a vida das pessoas com deficiências, principalmente aquelas que sofrem de problemas sérios e não podem contar com os avanços da tecnologia para se locomover. No entanto, a entrega das cadeiras será bastante burocrática e criteriosa para beneficiar realmente quem mais precisa.

As regras para a distribuição das cadeiras motorizadas do SUS ainda não foram divulgadas.

Vantagens da cadeira motorizada

A cadeira motorizada reconhece as necessidades do deficiente físico. (Foto:Divulgação)

A cadeira de rodas motorizada proporciona muitas vantagens para o seu usuário, principalmente a liberdade de ir e vir. Ela permite a realização de manobras suaves, alteração na velocidade e superação de pequenos obstáculos. Os melhores modelos favorecem o conforto e a segurança.

Apesar das inúmeras vantagens, a cadeira de rodas motorizada ainda é um equipamento muito caro. O seu preço normalmente supera 5 mil reais.

Veja também: Cadeiras de Rodas Motorizadas, Preços

Recomendado para você
Bem Estar

Tratamento caseiro para gota

Bem Estar

Decoração de festa de formatura – ideias, dicas, fotos

Beleza

www.torratorra.com.br, Site Torra Torra Roupas

Bem Estar

Como Remover Manchas de Roupas

Comentários
  1. cleide maria de souza leite disse:

    gostaria de saber como ira ser as doações dessas cadeiras e quais serão os procedimentos, para que minha familia poderia utilizar uma cadeira de rodas para meu irmão que ira precisar para poder ir para a escola.

  2. Andre Felipe Carneiro disse:

    queria saber como si faz pra obter uma cadeira dessa pelo sus?
    Agradeço, espero resposta.

  3. albelina da silva oliveira disse:

    Acho a iniciativa, lovavél! mas como fazer para ajudar uma familia que mora em um municipio de minha cidade; pois a mesma tem uma criança deficiênte não anda, não fala e tem 04 anos de idade e seus pais precisam carrega-lo, é uma familia simples não tem condiçôes, e moram em sitio, já tentaram ajuda junto a prefeitura do Municipio e não conseguiram nada. e a cada dia a criança cresce e anda em um carrinho de bêbê o dia inteiro, com as pernas pendurada com dificuldades, eu fico comovida quando vejo essa situação, a casa que eles moram é pequena e desconfortavél. peço que ajude essa família eles necessitam realmente do poder público.

  4. grasiela disse:

    comcordo eu precizo de uma cadeira motorizada
    tenho vamtade de voutar a estudar e quem sabe ter um bom trabalho mas não tenho como me locomover.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *