Menu

Cursos

Atualizado em 27 de abril de 2011, às 17:50 por Dany Negrao
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Sugestão de Filmes para Trabalhar em Sala de Aula

Sugestão de Filmes para Trabalhar em Sala de Aula Sugestão de Filmes para Trabalhar em Sala de Aula

Alguns filmes podem ajudar na didática de alunos de diferentes idades, desde os menores até quem já está no ensino médio. Determinados títulos se destacam nesse conceito. Esses determinados títulos têm uma mensagem para passar ao aluno, seja de força de vontade, a esperança e sonhos, como crescer na vida, entre outros ideais.

Existem filmes que aparentemente podem não ser úteis para a educação, mas se você conseguir enxergar a mensagem que o filme quer passar, talvez possa entender por que são indicados para tal função. O filme “Legalmente Loira”, por exemplo, é uma mostra de superação. Todos duvidavam de sua capacidade pelo o que sua imagem transmitia. Isso é um tipo de preconceito. A personagem consegue ingressar e concluir um curso superior de Direito, mostrando à todos que ela é capaz. É no ensino médio que muitos alunos têm medo do que tentar para o futuro e ainda sofrem com esse preconceito de que não é capaz de conseguir. O filme pode servir de apoio para quem está passando por esse momento delicado.

Para a educação infantil, os filmes indicados são todos os que transmitam um aprendizado. Os mais conhecidos hoje são “Xuxa só para Baixinhos”, “Cocoricó”, “Patati e Patata”, entre outros. São para crianças bem pequenas, de creche ou primário. Eles conseguem absorver um grande conhecimento com esse tipo de filme. Quando a criança se inicia no ensino fundamental, os professores podem começar à passar os filmes indicados para a educação escolar. São os mais variados filmes, desde os clássicos de pintores e filósofos, até filmes mais modernos e descontraídos. Muitos professores pesquisam sobre como usar filmes nas aulas, por isso aqui no Mundo das Tribos você encontra algumas dicas que podem te ajudar nesse quesito. É preciso escolher com atenção.

Algumas sugestões de filmes para exibir na escola podem ajudar os professores à passar idéias para os estudantes. Os filmes que mais conquistam os alunos são os de comédia. É nesse ponto que o professor precisa trabalhar, no que chama a atenção do aluno. Nem sempre os filmes de filosofia são os mais interessantes, por isso você precisa alternar nos temas. A seguir você confere algumas dicas de filmes para exibir em sala de aula.

A INSUSTENTÁVEL LEVEZA DO SER

A REVOLUÇÃO DOS BICHOS

ADEUS, LENIN!

BLADE RUNNER

O Gênio Indomável

Uma mente brilhante

Legalmente Loira

Nenhum a menos

Ana e o rei

Pro dia nascer feliz

Forest gump

O Amor é contagioso

Duelo de Titãs

Cidade dos homens

O clube do imperador

Sociedade dos poetas mortos

Com mérito

O Nome da Rosa

DANTON, O PROCESSO DA REVOLUÇÃO

CROMWELL

AGONIA E ÊXTASE

GAROTO SELVAGEM

UM LOBO NA FAMÍLIA

O ENIGMA DE KASPAR HAUSER

GERMINAL

ILHA DAS FLORES

Meu mestre minha vida

Perfume de mulher

PRA FRENTE BRASIL

O QUE É ISSO, COMPANHEIRO?

OS MISERÁVEIS

INTERVALO CLANDESTINO

Em luta pelo amor

Escritores da liberdade

A Voz do coração

Vem dançar

Conrack

DIÁRIOS DE MOTOCICLETA

CRIANÇA, A ALMA DO NEGÓCIO

O NOME DA ROSA

A GUERRA DO FOGO

EVOLUÇÃO

CAÇADOR DE ANDRÓIDES

WALL STREET, PODER E COBIÇA

TEMPOS MODERNOS

DIREITOS DA CIDADANIA