Menu

Saúde

Atualizado em 9 de agosto de 2011, às 19:10 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Sugestão de Café da Manhã e Alimentos para Diabéticos

243301 images 3 Sugestão de Café da Manhã e Alimentos para Diabéticos

A Diabetes é uma doença causada pela falta de fabricação de insulina por parte do pâncreas, esta insulina é necessária para fazer a glicose alimentar as células, ou seja, sem a glicose as células ficam sem alimentos e nos causam uma sensação insaciável de fome. Por outro lado, devido ao fato da glicose não entrar e alimentar as células, esta fica nadando em nosso sangue e finda na urina, causando também uma sensação de muita sede, pois urinamos mais.

243301 images 2 Sugestão de Café da Manhã e Alimentos para Diabéticos

As vezes é difícil descobrir as causas da diabetes, porem é certo que no caso da doença, os pâncreas não estão funcionando corretamente. Sabe-se que a diabetes é uma doença crônica e não tem cura, porém pode ser completamente controlado com uso de medicação especifica e um correto controle alimentar.

A diabetes não controlada pode levar a falência dos órgãos e ao envelhecimento precoce, pois o excesso de glicose no sangue causa lesões aos vasos sanguíneos dos órgãos. Sendo assim, vamos trazer dicas de uma boa alimentação para ajudar a controlar a diabetes. Sempre lembrando a necessidade continua de evitar açucares, afim de não injetar mais glicose do que o sangue já possui.

Em primeiro lugar, vamos citar os alimentos que dever ser evitados ou ter seu consumo extremamente reduzidos, são eles balas, chocolates, doces em geral, vinhos, cerveja, refrigerantes, sorvetes, mel, geléias e frituras. Tome cuidado com os alimentos lights, pois estes podem conter açucares, apenas em quantidades menores, faça sempre a preferência pelos alimentos diets

Por outro lado, não há restrições nenhuma quanto ao consumo de temperos como cominho, louro, orégano, salsa, alho, cebola, vinagre, pimenta, bem como café, chá, limão, carnes e peixes cozidos, ou assados e verduras.

243301 images Sugestão de Café da Manhã e Alimentos para Diabéticos

Vale lembrar que o ideal é fazer de 5 a 6 refeições diárias e em horários rotineiros e pré-determinados.

Continuando, vamos indicar alimentos e menus indicados para o desjejum de uma pessoa que possui diabetes. Muitas pessoas devido a correria do dia a dia de trabalho e suas tarefas, saem de casa sem tomar café da manhã, ou findam fazendo apenas uma boquinha rápida e mal orientada. Saibam que esta atitude pode ser extremamente prejudicial a saúde e piorar ainda mais o quadro da diabetes.

Segundo a nutricionista Daniela Oliveira Magro, fazer todas as refeições é a melhor maneira de manter a glicemia sob controle e por isso a profissional explica: “Com hiper ou hipoglicemia, a correção deve ser feita com o ajuste da dose de insulina, mas, em ambos os casos, o caminho não é evitar a refeição”.

243301 cafe da manha 5 Sugestão de Café da Manhã e Alimentos para Diabéticos

O café da manhã deve conter alimentos com proteína como leite ou iogurte e queijos, podendo ser substituído pelos alimentos a base de soja. Também devem ser consumidos carboidratos, preferencialmente os encontrados em pães e fibras, como cereais. Assim, o cardápio indicado para o cafe da manha baseia-se em uma xícara de chá ou café, juntamento com uma fatia de pão integral coberta com queijo branco, ou uma porção de cereal matina com leite desnatado.

243301 images 1 Sugestão de Café da Manhã e Alimentos para Diabéticos

Por fim, se você está a procura de variedades no seu cardápio, acesse um dos sites www.portaldiabetes.com.br ou pt.scribd.com/doc/956733/Receitas-para-Diabeticos, neles você vai encontrar uma variedade enorme de receitas especialmente elaboradas para diabéticos, bem como informações úteis.

Lembre-se de sempre fazer o teste de glicemia pelas manhãs.

243301 diabetes 01 Sugestão de Café da Manhã e Alimentos para Diabéticos

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.