Sueco ganha o prêmio Nobel de Literatura 2011

PUBLICIDADE

Quem ganhou o prêmio Nobel de Literatura 2011 foi o poeta sueco Tomas Tranströmer. A divulgação do vencedor aconteceu na manhã desta quinta-feira (6). Cidadãos da cidade de Estocolmo, terra natal do escritor, comoveram-se e comemoram o prêmio quando assistiam a cerimônia de nomeação.

“Através de suas imagens condensadas e translúcidas, ele nos oferece um novo acesso à realidade”, foi o que o representante do comitê disse a respeito do trabalho de Tranströmer, resultando como ganhador do Nobel.

Tomas Tranströmer, de 80 anos, nasceu em 1931. Lançou sua primeira obra em 1954, “17 dikter” (17 poemas). Na Universidade de Estocolmo estudou Psicologia e Poesia. Hoje é considerado um dos poetas mais importantes e influentes da Suécia.

PUBLICIDADE

“The great enigma: new collected poems”, “The half-finished heaven”, “For the living and the dead”, “Baltics”, “Windows and stones” e outras obras são as que compõe o vasto currículo do escritor famoso. Seus trabalhos foram traduzidos para mais de 50 idiomas e atualmente são conhecidos no mundo todo.

Este não é o primeiro prêmio concedido a Tranströmer. Títulos como Aftonbladets Literary Prize for Literature, o Oevralids Prize e entre outros já fazem parte de sua prateleira.

Além de estar presente na lista dos vencedores do Nobel, o poeta também ganhará uma medalha, um diploma e um prêmio de 10 milhões de coroas suecas, equivalente a R$ 2,7 milhões. A cerimônia na qual os vencedores são premiados acontece apenas em dezembro deste ano.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.