Menu

Saúde

Atualizado em 1 de julho de 2012, às 7:55 por Talita
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Sucos para prevenir osteoporose

Suco de amora, laranja e tomate: opções para prevenir a osteoporose por meio da vitamina C.

A osteoporose atinge os ossos, é uma doença crônica e sem sintomas aparentes. Na maior parte dos casos, a doença só é descoberta quando ocorre uma fratura. O tratamento é feito por meio de vitamina D e de cálcio. Mas para evitar que você tenha essa doença, você pode ingerir alimentos que contenham cálcio em sucos, por exemplo. A vitamina D é obtida por meio do sol, especificamente dos raios do tipo ultravioleta B, e por meio dela é possível fazer com que o organismo absorva melhor o cálcio. Por meio dos raios do tipo ultravioleta B, nosso organismo obtém a vitamina D e, com ela, melhora a absorção do cálcio, fortalecendo os ossos.

476610 amora Sucos para prevenir osteoporoseAmora: cálcio e vitaminas (Foto: divulgação)

Sucos que podem ajudar a prevenir a doença

Suco de amora

Rica em cálcio, o suco de amora pode auxiliar na preservação da saúde dos dentes e dos ossos. Além disso, essa fruta possui vitamina A, C e betacaroteno. Seus benefícios se estendem à saúde do cabelo e da pele, além da prevenção do envelhecimento precoce. Para preparar basta bater 200 gramas de amora no liquidificador ou a centrífuga e bater até que fique só o sumo. Caso, o suco fique muito grosso, junte ½ xícara de água e misture bem.

476610 laranja Sucos para prevenir osteoporoseSuco de laranja: vitamina C e flavonóides (Foto: divulgação)

 Suco de laranja

O tradicional suco de laranja também é rico em cálcio – quantidade similar a do leite – além de outros nutrientes como o potássio, as fibras, a vitamina C e os flavonoides, que agem como antioxidantes e podem atuar sobre o LDL (colesterol ruim) e o HDL (colesterol bom). O suco de laranja também possui betacaroteno, que além das funções antioxidantes, atua na prevenção do infarto e do câncer.

476610 suco tomate1 Sucos para prevenir osteoporoseNem só salada se faz de tomate (Foto: divulgação)

Suco de tomate

De acordo com pesquisas, tomar dois copos de suco de tomate diariamente auxilia na prevenção da osteoporose, devido à presença da substância licopeno, que ajuda também a evitar outras patologias como doenças do coração e o câncer de próstata. Um estudo da Universidade de Toronto, no Canadá, feito com 60 mulheres na menopausa, entre 50 e 60 anos, provou que o suco de tomate pode auxiliar a fortalecer os ossos enfraquecidos pela doença.

Confira outros alimentos naturais que contribuem com sua saúde:

 Sucos que aumentam a energia

 Sucos que ajudam no funcionamento do intestino

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.