Menu

Saúde

Atualizado em 2 de janeiro de 2014, às 9:30 por Andréia Bariani
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Suco rosa: benefícios, como fazer

Depois do suco verde, agora o suco rosado promete trazer inúmeros benefícios à saúde. Saiba quais são eles e como fazer suco rosa.

Ingredientes naturais, batidos e transformados em sucos, são fáceis de se consumir e trazem inúmeros benefícios à saúde. A época é ainda mais propícia para o consumo de líquidos, já que estamos no verão e o organismo pede por eles. E, se podemos nos refrescar e, de quebra, fazermos bem ao nosso corpo, melhor ainda, não é mesmo? Quem busca por alternativas saudáveis de sucos, que ajudam a desintoxicar, nutrir e manter a forma, pode agora variar o seu cardápio com o chamado suco rosa – uma moda europeia, que já chegou ao Brasil. Saiba quais são os benefícios do suco rosa e como fazê-lo.

669439 Suco rosa benefícios como fazer.1 600x600 Suco rosa: benefícios, como fazerSuco é mais nova sensação de verão (Foto: Divulgação)

Benefícios do suco rosa

A publicação de um estudo do professor Andy Jones, no Journal of Applied Physiology, foi o deu destaque ao suco rosa. Segundo o estudo, a mistura melhora em até 10% o rendimento físico, além de dar uma mãozinha na recuperação dos músculos. Isso porque, entre os seus ingredientes, estão a beterraba (rica em óxido nítrico, que contribui com a dilatação dos vasos sanguíneos, melhorando a absorção de nutrientes pelo corpo) e a laranja (rica em vitamina C). A união destes ingredientes ajuda a combater os radicais livres, produzidos durante a prática de exercícios físicos.

Para usufruir dos benefícios do suco rosa, pode-se tomá-lo a qualquer hora do dia. No entanto, se consumido até duas horas antes do treino, o suco irá melhorar o aporte de oxigênio e nutrientes nas células dos músculos. Se consumido após o exercício físico, irá favorecer a recuperação dos músculos, aumentando a massa muscular e diminuindo a fadiga.

669439 Suco rosa benefícios como fazer.2 600x600 Suco rosa: benefícios, como fazerO suco rosa é feito com beterraba, laranja e iogurte natural (Foto: Divulgação)

Qualquer pessoa pode tomar suco rosa. No entanto, diabéticos devem ter atenção. A beterraba e a laranja possuem grande concentração de açúcar natural. Por isso, antes da adesão ao suco, é indicado consultar um médico.

Vale dizer que, para aproveitar ao máximo as fibras e nutrientes do suco rosa, é indicado consumir os ingredientes crus. O cozimento, além de diminuir os nutrientes e as fibras, também aumenta a concentração do açúcar natural da beterraba.

Finalmente, também é importante ressaltar que o suco rosa é um complemento aos cuidados com a saúde. Não se pode esperar que ele faça milagres. O ideal é consumi-lo, porém em combinação com uma alimentação saudável e com a prática regular de exercícios físicos.

Como fazer suco rosa

669439 Suco rosa benefícios como fazer.3 600x600 Suco rosa: benefícios, como fazerSuco rosa pode ser consumido antes ou depois do treino (Foto: Divulgação)

Receita simples: bater, no liquidificador, 1 beterraba pequena e crua, ½ pote de iogurte natural desnatado, suco de 1 laranja e ½ copo (100 ml) de água gelada.

Receita suco rosa desintoxicante: 1 beterraba pequena e crua, ½ pote de iogurte natural, ½ copo de água gelada, suco de 1 laranja, 5 morangos grandes, 1 pedaço pequeno de gengibre e 2 folhas de hortelã. Para preparar, basta bater os ingredientes no liquidificador, colocando-os, uma a um. Se desejar, adoce com adoçante ou uma colher (sopa) de mel. Também pode ser coado, mas o ideal é consumir o suco, tal como está.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.