Menu

Saúde

Atualizado em 17 de agosto de 2012, às 5:22 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Substância usada em sabonetes oferece riscos para saúde

O triclosan, presente nos sabonetes, afeta o desempenho de duas proteínas essenciais para o funcionamento dos músculos

De acordo com um estudo realizado pela Universidade da Califórnia e do Colorado, nos Estados Unidos, o sabonete possui uma substância que oferece riscos para a saúde, sobretudo no que diz respeito ao funcionamento muscular. Os resultados da pesquisa foram publicados na revista científica “Proceedings of the National Academy of Sciences” (PNAS) desta semana.

502909 Substância usada em sabonetes oferece riscos para saúde 2 Substância usada em sabonetes oferece riscos para saúdeComposto químico do sabonete afeta a saúde e o meio ambiente. (Foto:Divulgação)

Veja também: Melhor sabonete para cada tipo de pele

Triclosan afeta os músculos do corpo

A grande responsável por danificar os músculos é a substância anti-séptica triclosan, também encontrada na formulação de outros itens de higiene, como desodorante, pasta de dente e enxaguante bucal. O composto integra as formulações de vários produtos de consumo do dia-a-dia, como roupas, químicas de limpeza, itens de decoração e sacos de lixo. O triclosan está no mercado há mais de 40 anos.

A conclusão de que a substância usada em sabonetes oferece riscos à saúde foi elaborada a partir de um experimento com dois grupos de animais. O primeiro, formado por camundongos sedentários, foi exporto ao triclosan e isto resultou na diminuição da atividade cardíaca em apenas 20 minutos. O segundo grupo, formado por peixes, também entrou em contato com o composto químico e todos os membros tiveram a capacidade de nadar prejudicada.

502909 Substância usada em sabonetes oferece riscos para saúde Substância usada em sabonetes oferece riscos para saúdeO triclosan danifica duas proteínas essenciais para a contração muscular. (Foto:Divulgação)

Para comprovar os males do triclosan, os pesquisadores estudaram as células dos músculos do coração e do esqueleto, expondo-as ao composto. Em seguida, as células não foram capazes de reagir normalmente, afinal, o triclosan danificou duas proteínas essenciais para a contração muscular, o que desencadeou falhas nas células musculares.

Segundo Isaac Pessah, um dos principais autores do trabalho, as funções musculares ficam comprometidas devido aos danos causados às proteínas, que são fundamentais para a vida. Diante da nova descoberta, ele acredita que existe a necessidade das agências regulamentais pensarem a respeito da legalidade do triclosan, pois a substância é usada para fabricar produtos de consumo e pode trazer sérios prejuízos, tanto para a saúde como para o meio ambiente.

Os males do triclosan já são conhecidos

502909 Substância usada em sabonetes oferece riscos para saúde 1 Substância usada em sabonetes oferece riscos para saúdeOs perigos do sabonete com triclosan já são conhecidos. (Foto:Divulgação)

Não é de hoje que os riscos do triclosan são estudados. Em 1998, a Agência de Proteção Ambiental (EPA, na sigla em inglês), dos Estados Unidos, elaborou uma estimativa de que mais de mil toneladas de triclosan eram produzidas por ano no país. Os resíduos foram detectados nos rios e mares, inclusive nos organismos de animais aquáticos. Os seres humanos também apresentaram uma concentração do composto químico no sangue, na urina e no leite materno.

Para a Food and Drug Administration (FDA), agência americana que regula remédios e alimentos, o triclosan não oferece benefícios para a saúde, muito pelo contrário. O uso excessivo de um sabonete antibactericida com a substância favorece o desenvolvimento de bactérias resistentes.

Outras substâncias tem efeitos nocivos. Veja: Proibida a venda de mamadeiras de plástico fabricadas com bisfenol

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.