Startup: o que é

PUBLICIDADE
São consideradas startups as empresas que possuem ideias inovadoras e potencial para obter muito sucesso e lucros. (Foto: Divulgação)

O termo “Startup” se tornou bastante presente nos últimos anos, principalmente na internet, causando curiosidade em muitas pessoas, que não sabem do que se trata. Antes de tomarmos conhecimento a respeito do que significa startup, é importante ressaltar que a palavra não está somente ligada à web, mas pode estar presente em qualquer tipo de negócio.

Em tradução literal do inglês para o português, startup significa inicializar ou ainda começar, ou seja, está ligado ao início de algo. Daí vem a sua conexão com o mundo dos negócios, já que nas definições mais antigas, startups eram as empresas em seu estágio inicial.

Porém, em definições mais modernas, o termo startup passou a ser utilizado para designar empresas de pequeno porte, ainda na sua fase inicial, que possuam custos de manutenção bem baixos e que tenham a possibilidade de gerar lucros com bastante rapidez, além de serem viáveis e que possuam potencial de sucesso.

PUBLICIDADE

As startups podem estar ligadas a vários tipos de áreas, como atividades de pesquisa, desenvolvimento de ideias inovadoras, criação de softwares, produção de aplicativos, biotecnologia ou agronegócio, entre outras.

Veja as dicas: Saiba como planejar a expansão dos negócios

Vantagens

Uma das vantagens das startups é a possibilidade de atrair investidores mais facilmente, rendendo novas receitas para o desenvolvimento do negócio.(Foto: Divulgação)

As empresas que se encaixam nesse conceito de startup podem ter uma série de vantagens em relação a outros modelos de negócios, como uma maior facilidade para atrair investidores, tornando-se ainda mais rapidamente sustentáveis, já que terão dinheiro em caixa para desenvolver o serviço (ou produto) oferecido.

Além disso, como as empresas startups possuem capacidade de gerar lucros rapidamente, o(s) proprietário(s) pode(m) usar a grana recebida para fazer novos investimentos, levando o empreendimento a um nível cada vez maior, até chegar ao ponto em que ele deixará de ser uma startup, tornando-se uma empresa altamente lucrativa.

Leia também: Investir em franquias: dicas

Plano de negócios

Ter um plano de negócios bem consistente é fundamental para o sucesso da startup.(Foto: Divulgação)

Para que a empresa seja enquadrada como startup e obtenha êxito como tal, é importante que o empreendedor desenvolva um plano de negócios, mostrando o quanto o seu empreendimento pode ser viável e sustentável, evitando que a empresa tenha que passar por mudanças ou não alcance o sucesso esperado.

PUBLICIDADE

Ele deve conter análises sobre o mercado de atuação e a concorrência, aspectos operacionais, jurídicos e financeiros, o investimento realizado e o prazo para o retorno, os equipamentos e um plano de vendas, entre outras informações, visando a maior lucratividade possível.

Fontes: Sebrae e Exame

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.