Menu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Sono excessivo: causas

Dormir bem é fundamental para uma boa qualidade de vida. O problema é quando o sono se torna excessivo prejudicando nosso dia a dia.

O sono em excesso pode ser prejudicial à saúde e ao rendimento do trabalho durante o dia. A disfunção do sono excessivo não tem uma causa específica, mas pode ser decorrente do uso de medicações ou sintomas de outra patologia. Sentir sono a qualquer hora do dia ou ainda a sensação de cansaço, falta de atenção e concentração são sintomas que interferem em qualquer atividade que a pessoa realize, ou seja, trabalho, estudos e relacionamentos da vida.

As horas de sono representam um terço de toda vida

Causa do sono em excesso

  • Estresse

Este fator pode mudar a qualidade do sono ao longo da noite.

  • Apnéia do sono

Reduz o tempo de sono profundo por causa das paradas respiratórias.

  • Fadiga

O cansaço faz com que haja um aumento de tempo para a recuperação do organismo.

  • Depressão

O sono pode ser utilizado como uma forma de fugir de alguns problemas.

  • Horas de sono insuficiente

A necessidade de sono por noite varia com o passar dos anos; algumas pessoas que sentem-se descansadas com 6 horas, podem passar a precisar de 8 ou apenas 5 sejam suficientes, sem que exista qualquer doença.

A narcolepsia é um problema de excesso de sono

  • Uso de medicamentos

Há alguns remédios, como os antialérgicos que aumentam a sonolência.

  • Uso de álcool e drogas

Estes levam a modificação química que faz com que o sistema nervoso procure descansar e se proteger através do sono.

A doença narcolepsia

A narcolepsia é uma característica do excesso de sono, onde o sono pode chegar a acontecer em qualquer momento, independente da situação onde o indivíduo se encontre. Essa doença é causada por uma alteração genética e atinge cerca de 40 mil brasileiros. Os sintomas da narcolepsia são perda súbita de controle e força muscular, incapacidade de mover ou falar, sonhos vívidos ao dormir ou acordar.

Tratamento para o distúrbio do sono em excesso

O tratamento para distúrbio do sono em excesso depende de vários fatores que são a causa da disfunção. Para as pessoas que consomem álcool excessivamente ou fazem uso de substâncias entorpecentes será preciso tratar a dependência para que o problema seja resolvido. Já em casos de perca de sono devido a estresses durante a noite, poderá ser resolvido quando se tratar a causa do estresse.

O tratamento psicológico auxilia muito nos casos de depressão, aonde a pessoa acometida por esse mal não sente vontade de fazer nada, só quer passar boa parte do seu dia dormindo. Por isso é recomendável procurar um médico para que prescreva remédios contra ansiedade e depressão, pois os usos de substâncias medicamentosas ajudam nesses problemas.

Sentir sono a qualquer hora do dia ou ainda a sensação de cansaço interferem em qualquer atividade

As horas de sono representam um terço de toda uma vida, por isso devemos conhecer a si próprio e saber quantas horas precisamos dormir para o bom funcionamento do organismo e a qualidade de vida ao longo dos anos.


Recomendados para você:

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL