Soja e uva passa ajudam a prevenir e atenuar a pressão arterial elevada

PUBLICIDADE
A ingestão da soja pode ser um saída para os indivíduos que possuem elevada pressão arterial.

A soja e a uva passa são capazes de evitar e atenuar a pressão arterial elevada. É o que revela duas novas pesquisas recentemente divulgadas na 61º Sessão Anual Científica da Agremiação Americana de Cardiologia, em Chicago, Estados Unidos. As pesquisas foram conduzidas pelo Centro de Pesquisa de Metabolismo e Aterosclerose de Louisville e na Universidade de Columbia.

Uma das análises acompanhou 46 pessoas que apresentavam um acréscimo significativo da pressão sanguínea. Elas foram separadas em grupos de acordo com a dieta recomendada. O grupo que ingeria três porções de uvas passas ao dia, em relação com aquele que ingeria a mesma porção de bolacha, evidenciaram queda expressiva na pressão arterial após um intervalo de 12 semanas. Os pesquisadores não conseguiram determinar como as passas atuam no organismo, mas acreditam que isso se deva aos elevados níveis de potássio, nutriente notório por reduzir a pressão sanguínea.

“As passas também são boas fontes de fibra dietética e de antioxidantes, que podem alterar positivamente a bioquímica dos vasos sanguíneos, fazendo com que eles se tornem menos rígidos, reduzindo, assim, a pressão arterial”, afirma Harold Bays, coordenador do estudo. De acordo com o profissional, amostra de 60 uvas passas possui um grama de fibras e 212 miligramas de potássio.

PUBLICIDADE
Pessoas que consomem 2,5 ml ou mais ao dia de isoflavonas apresentam expressivo abatimento na pressão arterial.

O segundo estudo acompanhou os voluntários desde 1985 e foi fundamentado em costumes e casos de problemas de hipertensão dos pacientes ao longo dos anos. Foi concluído que pessoas que ingeriam 2,5 miligramas ou mais ao dia de isoflavonas, um nutriente fundamental na soja que colabora para a extensão dos vasos sanguíneos e para o melhoramento da pressão sanguínea, apresentaram expressivo abatimento na pressão arterial em relação com aqueles que consumiam menos de 0,33 miligramas do nutriente.

De acordo com os autores das pesquisas, não é complicado atingir níveis saudáveis de ingestão desse composto diariamente: apenas um copo de leite de soja possui 22 miligramas de isoflavonas. Ainda segundo eles, a ingestão da soja pode ser um saída para os indivíduos que possui elevada pressão arterial.

“Deixar de tomar medicamentos somente por meio de mudanças nos hábitos alimentares e no estilo de vida é algo emocionante, especialmente considerando dados recentes que estimam que apenas cerca de um terço dos hipertensos americanos têm a sua pressão arterial sob controle”, diz Safiya Richardson, que participou do estudo.

Leia também:

1 comentário

  • foi muito bom saber varias coisas que eu não sabia. neste sate muitas outras coisas beijo nicoly

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.