Filmes

Sofia: a nova princesa da Disney

A nova princesa da Disney nem mesmo teve sua estreia nas telas do cinema e já está causando muita polêmica. Sofia deveria ser a primeira princesa latina da Disney, mas diante de algumas objeções a companhia recuou. A questão da nacionalidade da princesa partiu de uma declaração de um executivo da Disney, que disse a um repórter, durante a apresentação para a imprensa da animação para televisão “Sofia The First”, que a princesa era latina. Não demorou muito para os problemas começarem.

Leia mais sobre: Disney anuncia sofia, a primeira princesa criança da produtora

Em pouco tempo, a revista “Entertainment Weekly” publicou a manchete “A primeira princesa latina da Disney?”, a Coalizão Nacional de Mídia Hispânica (NHMC) reclamou: “a princesa é branca, tem olhos azuis e cabelo castanho!”. Em seguida, os norte-americanos criticaram a decisão da Disney de ter uma princesa latina.

Norte-americanos não gostaram da ideia de ter uma princesa latina (Foto: Divulgação)

Protestos de norte-americanos e latinos contra a nacionalidade de Sofia

Para complicar ainda mais a situação, Alex Nogales, presidente da NHMC, à Fox News Latina fez declarações bombásticas: “Precisamos de mais heróis que sejam identificáveis”. O executivo concluiu: “Se vão promover os latinos para o público, façam um favor e desenhem uma verdadeira latina”. Esses comentários provocaram uma onda de críticas nas redes sociais, de latinos que se diziam brancos, de olhos azuis e de cabelo de qualquer cor que fugia do estereotipo latino. E as polêmicas com a nova princesa da Disney continuam.

Saiba mais sobre: Tiana a primeira princesa negra da Disney – Trailer do Filme

 

Sofia é a primeira princesa criança da Disney (Foto: Divulgação)

Os opositores de Sofia

Nos EUA moram 52 milhões de latinos, que, de acordo com o Centro Selig para o Crescimento Econômico, têm um poder de compra de um trilhão de dólares por ano. Grande parte deles não acham de bom tom a Disney fazer uma princesa latina com características que a maior parte deles não possuem. Bombardeada por parte desse público, a Disney apressou-se a negar que a princesa branca, fosse latina.

“Alguns viram as reportagens sobre se Sofia é ou não é uma princesa latina”, disse Nancy Kanter, vice-presidente de programação da Disney Junior. “O importante é que Sophia é uma menina de um conto de fadas em um mundo de conto de fadas”.

“Todos os nossos personagens vivem em uma terra de fantasia que pode refletir elementos de várias culturas e etnias, mas nenhum é projetado para representar culturas do mundo real”, explicou Kanter em um comunicado.

Recomendado para você

Serviços

Como tirar passaporte e visto para os Estados Unidos em 2017

Serviços

FGTS inativo 2017: extrato, calendário de saque e atualização de cadastro

Serviços

Porque devemos pagar o IPTU? 5 benefícios que você não sabe

Serviços

Alistamento Militar 2017: Inscrições, Datas

Comentários

2 respostas para “Sofia: a nova princesa da Disney”

  1. manuela disse:

    eu ssou manuela mendonça

  2. Patrícia Marinato disse:

    Existem diversas pessoas latinas que tem a pele clara,cabelos castanhos e olhos azuis. Os americanos acham que só ele podem ter um princesa sendo que nem lá tem monarquia !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *