Tecnologia

Social commerce: o que é

Por Andre
O social commerce acontece o tempo inteiro nas redes sociais

Com o enorme sucesso de redes sociais como Facebook, Orkut e Twitter, para ficar só nas três mais famosas, que contam com centenas de milhões de usuários em todo o mundo, tem crescido cada vez mais um novo tipo de comércio eletrônico, que passou a ser conhecido como Social Commerce.

O termo surgiu da fusão das expressões “mídias sociais” e “e-commerce” e diz respeito ao uso das redes sociais como uma das formas de aumentar as vendas de diversos tipos de produtos, pois é notório que grande parte dos usuários acessa seus perfis nas redes sociais em busca das opiniões de outras pessoas a respeito de uma determinada marca ou produto.

Sabendo dessa grande troca de informações e influências que acontecem a cada minuto nas redes sociais, muitas empresas têm criado perfis no Facebook, no Twitter, etc, para saber o que os usuários comentam sobre os seus serviços e produtos, usando possíveis reclamações e sugestões como uma forma de saber o que pode ser mudado para agradar ao consumidor.

Leia também: Cresce em 8 vezes o tempo gasto por brasileiros no Facebook

Saiba mais: E-commerce pelo Facebook no Brasil

Como acontece o Social Commerce

Muita gente busca informações e sugestões de outros usuários nas redes sociais antes de comprar um determinado produto

É bem provável que você já tenha se deparado com a seguinte situação: você está querendo comprar um smartphone mas, devido à grande quantidade de opções, não sabe qual o melhor e então resolve visitar uma das redes sociais para buscar informações sobre aqueles modelos que deseja comprar.

Durante o processo de pesquisa, você interage com outros usuários do Facebook, por exemplo, perguntando para aqueles que possuem o smartphone “X” se ele é bom, quais recursos possui, onde eles compraram o aparelho, qual loja está oferecendo promoções e se o custo-benefício vale a pena.

Baseado nos dados que você colheu na internet, você opta por um determinado modelo e resolve comprá-lo, seja através de algum site ou comparecendo a uma loja. É assim que acontece o social commerce, que traz vantagens tanto para as empresas quanto para os clientes.

Lucros

Se bem usado, o social commerce pode trazer muitos lucros para as empresas

Segundo especialistas, o social commerce veio para ficar e as empresas que não prestarem atenção a ele podem ter sérios prejuízos. Para elas se aproveitarem desse fenômeno, é preciso estar presente em cada uma das redes sociais mais relevantes, criando o seu perfil e localizando os usuários que fazem parte do seu público-alvo.

Desenvolvendo conteúdo e estabelecendo interatividade com os usuários nas redes sociais ou criando lojas virtuais dentro dessas redes, as empresas podem atrair novos seguidores para o seu perfil e usar o mundo virtual como uma forma de alavancar as suas vendas, aproveitando todas as vantagens do contato direto com os seus clientes e possíveis futuros clientes.

Recomendado para você

Tecnologia

QR CODE: O que é, como funciona

Tecnologia

Planos UOL Wi-Fi, Preços, Como Funciona

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *