Menu

Culinária

Atualizado em 23 de maio de 2013, às 13:35
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Sobremesa egípcia: Om’Ali

Essa sobremesa faz parte da cultura egípcia e pode completar o jantar ou almoço especial que está preparando.
493291 OmAli arrumar Sobremesa egípcia: OmAliEsse doce é diferenciado e fabuloso (Foto: Divulgação)

Se você quer conhecer de fato um outro país, então é bom começar a “mergulhar” na sua culinária. O que se leva à mesa diz muito sobre a cultura e meio de vida de cada pedacinho do mundo. Os métodos de preparo de cada prato também fazem parte dessa arte. Para quem gosta da antiguidade, dos mistérios que cercam o desenrolar da história da civilização, que se passou no Oriente, em locais como o Egito, onde até hoje é possível contemplar a beleza das pirâmides, saiba que é possível trazer um pouco dessa história pra a sua casa, compondo suas refeições.

Conheça mais opções de sobremesa: Muffins de chocolate 

Um dos pratos marcantes da cultura egípcia é o Om’Ali. Uma deliciosa sobremesa composta por ingredientes como pistache, coco e avelã. Esse folheado adocicado remete ao sabor do Egito. Por isso, aprenda abaixo como fazer esse prato que deve ser servido depois das refeições.

493291 OmAli 000 Sobremesa egípcia: OmAliO folheado doce é de se comer rezando (Foto: Divulgação)

 

Ingredientes

  • 1 / 2 xícara de nozes picadas
  • 1 (1kg) pacote de folhas de massa folhada
  • 1 xícara de pistache moído
  • 1 xícara de avelãs picadas
  • 1 / 2 xícara creme de leite
  • 1 xícara de uva passa
  • 1 xícara de coco em flocos
  • 1 xícara e meia de açúcar
  • 4 xícaras de leite 

Aprenda a fazer também um delicioso Flã de brigadeiro 

Modo de Preparo

O primeiro passo é pré-aquecer o forno a 180 graus C. Agora, unte uma assadeira 9×13 cm, coloque as folhas de massa na assadeira e adicione a forma no forno. Quando a camada superior ficar dourada, retire do forno a forma. Em uma tigela, misture o pistache, avelãs, as nozes, passas, coco e 1 / 2 de xícara de açúcar.

Quebre a massa folhada assada em pedaços e misture com as nozes. Espalhe a mistura final uniformemente no prato de 9×13 polegadas. Levar o leite e a 1 / 2 xícara de açúcar para ferver em uma panela média em fogo médio. Quando ferver, despeje sobre a mistura de nozes. Bata o creme de leite com o restante do açúcar até formar picos firmes.

Distribua uniformemente sobre a mistura que está na forma esse conteúdo recém-produzido. Coloque a forma em fogo alto e deixe até dourar, aproximadamente 10 minutos. Agora é só servir quente com Karkadeh, que trata-se de um chá de hibiscus seco, que pode ser encontrado em empórios de produtos naturais. Se você tem hibisco no jardim, pode utilizá-los.