Sobrecarga na instalação elétrica: como evitar

PUBLICIDADE

A sobrecarga na instalação elétrica é um problema enfrentado em muitos imóveis, prejudicando o bem estar e a qualidade de vida dos moradores. Este tipo de dano acontece por causa do excesso de eletrodomésticos e eletrônicos que estão conectados a rede elétrica.

A sobrecarga de energia pode causar um incêndio (Foto: Divulgação)

Sobrecarga na instalação elétrica

Um estudo realizado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) comprovou que a sobrecarga da instalação elétrica acontece com mais frequência do que se imagina. Das 45 pessoas entrevistadas na pesquisa, 40 afirmaram que o desarme do disjuntor ou a queima do fusível ocorriam com a utilização normal da rede.

O grande motivo para ocorrer os problemas na instalação elétrica residencial é a falta de uma adequação da rede elétrica. Desta forma, tanto as casas novas como as antigas ficam vulneráveis ao consumo um pouco mais elevado de eletricidade.

PUBLICIDADE
Não mexa na fiação! Prefira contratar um profissional especializado.

Sobrecarga no Inverno é maior

Durante o Inverno, a incidência de  sobrecargas é maior porque os aparelhos usados nesta época do ano funcionam com mais corrente elétrica, como é o caso do aquecedor, chuveiro e outros equipamentos voltados para o controle térmico.

Quando a rede elétrica está mal instalada e apresenta danos frequentes por causa das sobrecargas, é necessário tomar alguns cuidados para não ser prejudicado ou colocar a família em perigo. Ao mexer nas instalações elétricas sem entender sobre o assunto, o indivíduo pode acabar levando choques sérios e até corre o risco de morrer. O curto circuito causado pela sobrecarga pode deixar a casa sem energia e também causar incêndios.

Reduza o número de extensões em casa.

Dicas para evitar sobrecarga na rede elétrica

• Os primeiros sinais de que há algo errado com as instalações devem ser levados a sério. Caso o morador veja fios desencapados, tomadas penduradas e fiação exposta, ele deve procurar um profissional qualificado para solucionar o problema;

• A sobrecarga de energia pode ser evitada ao reduzir o número de extensões e beijamins em casa. Os moradores costumam recorrer a estes acessórios devido à falta de tomadas em casa;

• A casa antiga tem maiores chances de sofrer com a sobrecarga de energia, por isso é recomendado realizar uma reforma no sistema elétrico a cada cinco anos. Esta avaliação permite diagnosticar problemas e repará-los;

Aquecimento nos fios é sinal de perigo (Foto: Divulgação)

• Quando os fios e cabos apresentam sinal de aquecimento, é necessário contratar um eletricista para fazer um check-up. Ele pode identificar que a instalação usada pela casa é inadequada para as necessidades dos moradores;

PUBLICIDADE

• Os moradores devem comprar eletrodomésticos e eletrônicos com intensidade de corrente elétrica compatível com a residência. As pessoas que não reconhecem os limites da propriedade e acabam comprando vários itens, sem antes fazer uma revisão nas instalações, podem sobrecarregar a rede.

Com os cuidados necessário é possível evitar a sobrecarga na instalação elétrica e viver em um ambiente seguro.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.