Sobras de tecido: como reaproveitar

PUBLICIDADE

Existem mil maneiras de se reaproveitar sobras de tecido. A criatividade é quem guia a criação. Roupas, bolsas, acessórios ou objetos de decoração são o resultado do emprego de técnicas simples, aliadas à imaginação de quem gosta de fazer trabalhos artesanais. Muitos destes trabalhos exigem que a pessoa tenha mínimos conhecimentos em corte e costura. Não é necessário ser um expert para executá-los. Por isso, não custa nada brincar um pouco, nas horas vagas, aprendendo a fazer pequenos artesanatos com restos de tecido, pois todo mundo sempre tem pedacinhos deles, jogados em algum canto da casa.

Cabeceira de cama, feita com sobras de tecido (Foto: Divulgação)

Nada mais gratificante do que observar algo feito por nós mesmos, com o uso de materiais que poderiam ter ido ao lixo, não é mesmo? Observe a imagem, acima. Ela mostra uma bela e moderna cabeceira de cama, feita com retalhos de tecidos. No caso, seguiu-se uma ordem para a combinação dos materiais. Contudo, é possível utilizar diferentes amostras e costurá-las, formando um painel confuso e divertido. Basta medir a largura da cama e executar o trabalho. Ao final, deve-se parafusar na parede um pequeno varão de cortina, onde a cabeceira feita com sobras de tecido ficará presa.

Como fazer abajur com sobras de tecido

    Sobras de tecido se transformam num lindo abajur           (Foto: Divulgação)

Para o artesanato acima, não foi seguida nenhuma ordem de composição. O abajur feito com restos de tecido ficou gracioso devido à mistura de dezenas de estampas, amarradas de forma aleatória. Deve-se preparar a base, retirando o material original, que envolve a armação de arame e forma a cúpula do abajur. Em seguida, basta cortar as sobras de tecido, fazendo tirinhas finas e amarrando-as ao arame, formando uma nova cúpula. O efeito da iluminação é muito interessante e divertido.

PUBLICIDADE

Como reaproveitar sobras de tecido para o Natal

Podemos entrar no clima que envolve esta época do ano e fazer uma guirlanda de Natal com restos de tecido. Neste caso, é preciso ter mínima familiaridade com agulhas e linhas. Contudo, não é necessário ter uma máquina de costura. O trabalho pode ser feito, à mão. Para o artesanato, foram usados pedacinhos de tecido e algum material para a parte interna dos arranjos, para que as bolinhas coloridas ficassem fofinhas. Poderiam ser, inclusive, pedacinhos de espuma. Basta cortar as sobras de pano, formando pequenos círculos. Em seguida, deve-se colocar dentro a espuma, envolvê-la com o tecido e costurar as bordas, na parte de trás. Após fazer uma grande quantidade de bolinhas, junte-as, costurando-as e adicione outros enfeites, como laços, etc.

         Uma diferente e divertida guirlanda de Natal                    (Foto: Divulgação)

Também é possível fazer tapetes, almofadas e inúmeros outros trabalhos artesanais, como forma de reaproveitar restos de tecido. Para quem deseja fazer, mas não possui material suficiente, a dica é pedir sobras para costureiras. Elas costumam juntar muitos retalhos. Assim, todos se ajudam.

Aprenda mais artesanato em tecido: Capa de livro com tecido: saiba como fazer

Veja outras dicas criativas: Decoração Com Retalhos de Tecido

 

PUBLICIDADE

Leia também:

2 Comentários

  • faço armações em arame para cúpulas e luminárias todos tipos Email nailtonoficinadearmacoes@yahoo,com,br 011 47831329 Nailton

  • Estou amando receber as dicas do mundodastribos

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.