Smartphone com Android: como proteger

PUBLICIDADE

Assim como os computadores e notebooks, os smartphones com Android também estão suscetíveis aos ataques de criminosos virtuais, que podem roubar desde dados mais simples, como a sua agenda de contatos, a informações mais importantes, como a senha do banco ou do cartão de crédito.

Os aparelhos que rodam o sistema operacional Android contam com diversas formas de proteção (Foto: Divulgação)

Alguns sinais dados pelos aparelhos podem indicar que eles estejam sendo atacados, como baterias novas que descarregam rapidamente, tentativas de conexão automática via Bluetooth com outros aparelhos e conta muito alta ou crédito do pré-pago acabando repentinamente, entre outros.

Para proteger smartphone com Android, confira algumas dicas, que poderão ser muito úteis para manter o seu aparelho longe das ações de cibercriminosos.

PUBLICIDADE

Mais proteção para seu celular: Instale um alarme antifurto no seu Android

Antivírus para smartphones Android

Karspersky Mobile Security (Foto: Divulgação)

Diversas empresas de segurança na internet já lançaram versões dos seus antivírus para smartphones Android, a maioria deles gratuitos e com funções de proteção semelhantes às oferecidas pelos antivírus de computador, além de recursos exclusivos para os dispositivos móveis. Algumas das opções são:

AVG para Android

Kaspersky Mobile Security Lite

Norton Mobile Security Lite

avast! Mobile Security

PUBLICIDADE

– Lookout Security & Antivirus

Saiba mais: Vírus no celular – como se prevenir

Cuidado com os aplicativos que instala em seu celular

Mesmo baixando aplicativos da loja oficial Google Play, é preciso ter alguns cuidados (Foto: Divulgação)

Baixar e instalar aplicativos a perder de vista é algo que todo mundo que possui um smartphone Android adora fazer, já que a lista de opções de apps Android chega à casa das centenas de milhares, com uma boa parte deles gratuitos.

Com tamanha oferta de apps, é preciso ficar atento ao que você instala em seu celular, mesmo que o aplicativo tenha sido baixado da loja Google Play. Para manter a segurança do aparelho, dê preferência aos apps de empresas confiáveis e preste bastante atenção ao nome do programa, para não baixar um aplicativo malicioso.

Além disso, você deve prestar atenção aos comentários dos usuários, buscar informações em outros sites e acessar o site do desenvolvedor, principalmente nos casos de empresas desconhecidas.

Outras dicas para proteger smartphones Android

O aplicativo Where is My Droid é outro que ajuda na proteção dos aparelhos Android (Foto: Divulgação)

– Atualize sempre o sistema operacional;

– Apague o histórico de navegação e os cookies com frequência;

– Evite compartilhar o cartão de memória, principalmente com pessoas desconhecidas;

– Mantenha o Bluetooth desligado;

– Bloqueie a tela do smartphone, usando senha ou o recurso de reconhecimento facial;

– Em caso de perda ou roubo, aplicativos como Android Lost, Where is My Droid e Plan B fazem o bloqueio do aparelho e podem ajudar a encontrá-lo.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.